26 de abril de 2024 03:10

Milhares de beneficiários do INSS testarão prova de vida com biometria

Ainda nesta semana, a partir de quinta-feira, 20 de agosto, 300 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão participar de projeto-piloto para fazer a prova de vida digitalmente. O projeto-piloto foi criado por causa da pandemia do novo coronavírus, que fez as agências do INSS fecharem.

Neste projeto-piloto, os beneficiários do INSS farão a prova de vida utilizando programa de biometria facial. A iniciativa do INSS é feita em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Dataprev.

Essa biometria facial fará uso de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, os 300 mil beneficiários que participarão do projeto-piloto serão escolhidos por terem título de eleitor e carteira de motorista. Dentro dos próximos dias, esses segurados escolhidos para participar do projeto irão receber contato do INSS, que poderá ser feito por e-mail ou por telefone.

O auxílio emergencial foi uma tática do Governo Federal em atenuar os efeitos da crise econômica causada pelo novo coronavírus / DivULGAÇÃO

Os beneficiários que participarem do projeto-piloto já terão o procedimento feito e, por isso, não precisarão ir a uma agência presencialmente para fazer a prova de vida.

omo vai funcionar?

Os segurados do INSS que forem selecionados para participar do projeto-piloto terão acesso a uma nova versão do app Meu INSS e Governo Digital (Meu gov.br). Eles poderão fazer a prova de vida com a câmera de celular.

Para tal, o segurado será orientado a cumprir funções como sorrir, piscar e mover o rosto olhando para a câmera. Além disso, será necessária uma prova de identidade, em que o segurado deverá informar o número do título de eleitor ou data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Após as duas etapas, o app deve informar se a pessoa é a que o CPF cadastrado informa. Se o projeto-piloto der certo, a prova de vida digital deve ser implementada para todos os segurados ainda em 2020.

A prova de vida presencial está temporariamente suspensa em todo o Brasil por causa da pandemia. Recentemente, o INSS colocou urnas nas portas de agências de todo o país para receber documentos.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade