20 de abril de 2024 03:06

STJ mantém esfaqueador de Bolsonaro em presídio federal

Adélio Bispo, homem que esfaqueou o presidente Jair Bolsonaro, quando era candidato, não será transferido para o Hospital Psiquiátrico Jorge Vaz em Barbacena. A decisão do Superior Tribunal de Justiça foi proferida na quarta-feira (12), justificando que “tendo em vista sua alta periculosidade, bem como que, na falta de hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, a medida de segurança a ele imposta tem sido cumprida em estabelecimento adequado.”

Adélio está no presídio federal de Campo Grande (MS). O Juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, discordou da decisão do Juiz Dalton Conrado, da 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande (MS) quanto à transferência de Adélio para Barbacena. O juízo da vara de Juiz de Fora afirmou que, após pesquisa no Departamento Nacional Penitenciário (Depen), verificou-se que há uma fila de 427 pessoas para internação no Hospital Psiquiátrico Judiciário Jorge Vaz – o único em Minas Gerais, e por isso entrou com recurso ao STJ.

Adélio está cumprindo medida de segurança de internação, por prazo indeterminado, no presídio federal desde setembro de 2018, quando ocorreu o atentado contra Jair Bolsonaro. Em um laudo emitido em março de 2019, Adélio Bispo foi diagnosticado com “transtorno delirante permanente paranóide” e assim, não poderia ser punido criminalmente pelo fato. Por isso, ele foi considerado inimputável.

O atentado ocorreu em 6 de setembro de 2018, durante um ato de campanha no Centro de Juiz de Fora. Adélio Bispo foi preso no mesmo dia e, segundo a Polícia Militar (PM), confessou ter sido o autor da facada. (Barbacena online)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade