4 de maio de 2024 04:55

Trabalhadores relatam dificuldade em realização de perícia do INSS

Há relatos de falha na perícia do aplicativo e no site oficial. Agências seguem fechadas desde o início da pandemia no Brasil

Muita, muita reclamação. Esse é o status do INSS na pandemia do novo coronavírus. De acordo com as informações oficiais, mais de 800 mil requerimentos de perícia estão parados. Esses trabalhadores esperam por uma solução.

Vale lembrar que as agências do INSS estão fechadas desde o início da pandemia do novo coronavírus por aqui. Ou seja, mais dor de cabeça para os contribuintes. Sem a possibilidade do contato presencial, os trabalhadores estão tentando apelar para o meio digital.

Mas aí vem outro problema. Também existem reclamações sobre o funcionamento dos meios digitais da instituição. É o caso de Carlos Eduardo Muniz. O trabalhador sofreu um acidente em março deste ano e até agora não conseguiu fazer a perícia.

Em entrevista para o jornal Bom dia Rio, da TV Globo, ele explicou sua situação. “Dei entrada no dia 23 de março. Ou seja, bem no início da pandemia. Já tentei realizar o processo pelo app, mas eles sempre avisam que está faltando alguma documentação”, disse ele.

Carlos Eduardo explicou ainda que uma atendente o informou que ele teria que esperar por mais um mês. Só depois desse prazo, ele poderia reagendar a perícia. Enquanto isso, ele segue sem trabalhar e sem receber o benefício.

Perícia do INSS

O INSS tem dito que o fechamento das agências obedece aos preceitos médicos. Vale lembrar que a pandemia do novo coronavírus já matou mais de 115 mil brasileiros desde o seu início por aqui. O INSS já adiou a reabertura por 7 vezes. Neste momento, a reabertura oficial está marcada para o dia 14 de setembro.

Sobre a burocracia, a instituição explica que ela é necessária. Ela existiria justamente para evitar qualquer tipo de fraudes no sistema previdenciário. Vale lembrar ainda que qualquer falta mínima nos documentos será percebida pelo sistema. (Brasil 123)

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