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3 fatores que podem atrapalhar as vendas no seu e-commerce

Você sabe o que pode atrapalhar as vendas no seu e-commerce?

Imagine o seguinte cenário: você começa a analisar os resultados das suas vendas em um determinado mês e percebe que o valor é muito menor em relação ao mês anterior. Você provavelmente se assusta. Afinal, suas estratégias não mudaram e não houve nenhuma grande mudança no mercado para causar a queda.

O que pode ser feito nesses casos?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que as oscilações no número de vendas são normais. Afinal, existem diversos fatores que influenciam o consumo dos brasileiros. Por isso, é preciso analisar constantemente a sua receita para perceber se existe um padrão ou se a queda foi apenas um resultado anormal que durou pouco tempo.

Se esse não for o caso, existem alguns fatores que podem atrapalhar. Vamos descobrir quais são eles?

Confira 3 fatores que podem atrapalhar as vendas no seu e-commerce:

Aumento do preço dos produtos

Em épocas de reajuste no preço dos produtos, é muito comum que as vendas caiam. Isso porque os consumidores estão acostumados com uma determinada faixa de preço. Logo, quando veem que os produtos estão mais caros, existe uma tendência de que eles prolonguem o período de decisão de compra.

O que fazer: nesse caso, o ideal é que o aumento seja divulgado em canais de comunicação como as redes sociais. Assim, os seus clientes ficam por dentro das mudanças que aconteceram em seu e-commerce e não são pegos de surpresa pela variação dos preços.

Sazonalidade pode atrapalhar as vendas

Outro fator que influencia bastante a queda nas vendas é a sazonalidade. Esse conceito engloba os períodos em que as suas vendas costumam aumentar ou diminuir.

Por exemplo, é muito comum que a venda de produtos de diversos setores aumente em datas comemorativas, como:

  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Páscoa;
  • Natal;
  • Dia dos Namorados e mais!

Logo após essas datas, as vendas costumam ser menos recorrentes. Afinal, as pessoas gastaram bastante dinheiro na compra de presentes e têm a tendência de economizar.

O que fazer: existem ferramentas, como o Google Trends, que são utilizadas para descobrir as tendências do mercado e analisar o perfil de consumo dos seus clientes. Com isso, você descobre quais são as melhores épocas sazonais para o seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil investir em estratégias nesse período para que as vendas cubram os prejuízos.

Queda na qualidade

Um dos casos em que mais podem atrapalhar as vendas é a queda de qualidade dos seus produtos. Afinal, se os consumidores perceberem que existem problemas relacionados ao que estão consumindo, as chances de que eles parem de comprar são muito maiores.

O que fazer: você deve sempre acompanhar a fabricação, armazenamento e transporte dos produtos da sua loja para garantir a melhor qualidade ao cliente final.

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário no espaço abaixo!(Brasil 123)

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