24 de abril de 2024 18:48

Mais empregos: mineradora aposta na região e vai dobrar sua produção com investimentos milionários

Mais uma empresa aposta no crescimento e no potencial da região. Situada na tríplice fronteira, na localidade de Lobo Leite, divisa entre Congonhas, Lafaiete e Ouro Branco, região central de Minas, a LGA Mineração e Siderurgia prepara investimentos milionários que vão impactar diretamente na economia regional com centenas de empregos gerados no mercado de trabalho. A empresa já está em fase de aprovação do licenciamento junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a audiência pública do empreendimento ou atividades sujeitas a EIA e RIMA serão realizadas no dia 25 de maio às 18:00 horas, na Quadra Municipal de Esportes de Lobo Leite, em Congonhas com a apresentação do parecer técnico final.

Atualmente as operações estão dimensionadas para o processamento de cerca de 3,0 milhões de toneladas por ano e são constituídas por britagem, planta de concentração magnética, filtragem, pilha de disposição de rejeito filtrado e infraestrutura logística para movimentação rodoviária.

Pelo projeto de expansão da capacidade operacional do site de Lobo Leite consiste em ampliar sua capacidade de processamento para 4,5 milhões de toneladas de ROM por ano. Para tanto, a LGA desenvolveu um projeto da expansão das operações de beneficiamento de minério de ferro do site de Lobo Leite, denominado Projeto 4M.

O Estudo de Impacto Ambiental foi estruturado de forma a caracterizar a área de inserção do empreendimento a partir de procedimentos metodológicos específicos, constituindo o diagnóstico ambiental, o qual diz respeito à base de dados necessária com o objetivo de garantir sua conformidade ambiental.

O acesso à área do empreendimento pode ser feito partindo de Belo Horizonte, pela BR040 sentido Rio de Janeiro, percorrendo-se 80 km até o trevo para as cidades de Ouro Branco e Ouro Preto, pela MG-030. Segue-se por 6 km na MG-030 até o local conhecido como Ponte de Arcos até chegar ao empreendimento da LGA.

A área do Projeto 4M em âmbito federal está situada na Bacia do rio São Francisco, a nível estadual, está nos domínios da bacia do Rio Paraopeba, sub-bacia do rio Maranhão.

A LGA é especialista em beneficiamento de minério de ferro e fornece produtos de alta qualidade para o setor siderúrgico. A área de localização do Projeto 4M da LGA está localizada em uma área privilegiada considerando os terminais ferroviários da SCO e Murtinho, e as minerações localizadas em Ouro Preto e Itabirito, assim como as siderúrgicas em Ouro Branco e ao seu entorno.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade