28 de abril de 2024 07:34

Vazamento em barragem da Gerdau atinge ribeirão em Ouro Preto

Estrutura da Gerdau teve um vazamento na última sexta-feira (28); fiscais atestaram contaminação no ribeirão Mango e córrego dos Alemães

A Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente) investiga um vazamento de rejeitos de minério em uma barragem da Gerdau localizada em um distrito de Ouro Preto, a 100 km de Belo Horizonte. 

Fiscais do órgão estão no local nesta terça-feira (1º). A Feam foi alertada na sexta-feira (28) sobre o vazamento na barragem dos Alemães, da mina da Gerdau. A estrutura está localizada no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto. 

Até o momento, segundo a Feam, o que se sabe é que o córrego dos Alemães e o Ribeirão Mango foram atingidos pelo rejeito. Os fiscais verificam, agora, se houve deposição do material no leito e nas margens desses cursos d’água. 

Barragem fica em distrito de Ouro Preto
Reprodução/Google Maps

Ainda de acordo com a Feam, a Gerdau contratou uma empresa especializada para atuar nas áreas afetadas pelo vazamento. A empresa será autuada por causar intervenção que resulte ou possa resultar em dano ambiental.

Descomissionamento

A barragem dos Alemães é uma estrutura com alteamento a montante, assim como as de Brumadinho e Mariana, que se romperam em 2019 e 2015, respectivamente. 

De acordo com a Política Estadual de Segurança de Barragens todas as estruturas com esse método de alteamento devem passar por processo de descaracterização. 

No caso dessa barragem em específico, a Gerdau espera uma autorização para retirada de vegetação e, assim, dar início às obras de descaracterização. De acordo com a Feam, a estrutura possui estabilidade garantida por empresa de auditoria.

Outro lado

De acordo com a Gerdau, que é responsável pela estrutura, a barragem dos Alemães não se rompeu. Para a mineradora, o que houve foi “a passagem de um pequeno volume de rejeito pelo extravasor operacional”.

“O fato ocorreu pela manhã, e teve o fluxo contido por boias, sendo que, à tarde, a água já apresentava turbidez normal. A empresa informou o ocorrido aos órgãos competentes. A ocorrência não tem relação com a estrutura ou segurança da barragem. A Gerdau reforça que segue rigorosamente toda legislação ambiental e de segurança da estrutura. A empresa está alocando todos os recursos necessários para a identificação de eventuais impactos, inclusive a limpeza dos resíduos, se necessário”, diz a empresa, em nota. (R7)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade