28 de abril de 2024 15:53

INSS diz que atestado médico pode substituir perícia nos pedidos de benefícios

Devido à falta de médicos para realizar as fiscalizações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apontou que o segurado exige o pagamento antecipado dos prêmios do seguro por meio de atestados médicos.

Diante da disputa entre médicos especialistas e o governo, Leonardo Rolim, diretor do Instituto Nacional de Previdência Social, sugeriu que os segurados que não pudessem providenciar perícia médica usassem os atestados médicos para solicitar adiantamentos.

“Se (esta pessoa) tem dificuldade em arranjar habilidades profissionais e está mais disposta a pedir promoção, ela pode escolher este método, Rolim disse:“ Contanto que ela exceda o prazo permitido, ela precisa marcar uma consulta. ”

Devido à Covid-19, durante esta pandemia, o instituto permitiu a exigência de retornos esperados, a ideia da agência é não prejudicar as pessoas e garantir seus direitos.

O subsídio é o salário mínimo (R $ 1.045) pago pelo requerente do auxílio-doença a cada mês durante três meses.

Para tanto, o cidadão deve apresentar atestado médico que comprove seus direitos, além disso, é necessário apresentar uma declaração de responsabilidade do documento.

O pedido e o envio de documentos podem ser feitos no site do INSS ou através do aplicativo “Meu INSS”, o certificado deve ser claro e fácil de ler, e a assinatura do médico e o carimbo de identificação devem ser apresentados com base no registro do conselho de classe.

Além disso, o atestado também deve fornecer informações sobre a doença e o tempo de descanso necessário.

A inscrição antecipada é válida até 31 de outubro, o auxílio-doença é um benefício para os segurados do INSS que comprovam, por meio de perícia médica, que estão temporariamente impossibilitados de trabalhar por motivo de doença ou acidente.

Os desempregados (segurados facultativos) ou os trabalhadores independentes (como MEI, empresários e profissionais (segurados individuais) e contribuições para a segurança social) também têm direito a requerer o auxílio-doença.

VEJA COMO SOLICITAR O AUXÍLIO-DOENÇA NO MEU INSS

  • Acesse o Meu INSS;
  • Faça login no sistema;
  • Escolha a opção “Agende sua Perícia”;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade