A ideia legislativa nº 138598 criada por Jefferson Brandão Leone, da Bahia, propõe que seja pago um valor extra de R$ 2.000 aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), e também para aposentados e pensionistas do INSS que recebem até 3 salários mínimos.
O texto foi publicado em 19 de Junho, e recebeu mais de vinte mil assinaturas de apoio. Assim, foi transformada na Sugestão nº 15 de 2020, que está em consulta pública e também correndo o processo na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, em que Paulo Paim (senador filiado ao PT) é o responsável pela revisão.
Segundo Jefferson, o criador da sugestão, “Essa medida, além de extremamente importante para os beneficiários do INSS, é relevante para a economia do país. (…) O dinheiro será essencial para prover gastos com saúde e alimentação”.
Como funcionará?
É proposto que o benefício extra de dois mil reais, seja aplicado para quem recebe no máximo R$ 3.135,00 pelo INSS. E a ideia é que o abono seja dado enquanto o Brasil estiver em situação de pandemia.
Para ficar por dentro dos detalhes, basta acessar o site do Senado Federal e clicar em ‘Acompanhar a matéria’. Ou se preferir, em nosso blog da aba Notícias, atualizamos diariamente com os acontecimentos que impactam na vida dos aposentados.
Medidas para os aposentados durante a pandemia
Em meio a crise do coronavírus que assola o país desde março, o governo federal criou o auxílio emergencial, um suporte financeiro para trabalhadores informais. A proposta do abono extra, seria uma medida muito interessante para os beneficiários do INSS que também estão sendo penalizados com os gastos, entre eles o crescente valor da cesta-básica.(MEU TUDO)