A empresa vai investir em obras de diversos projetos, visando melhorias em terminais portuários, ferrovias e usinas de pelotização de minério
A Vale vai investir em obras de diversos projetos no Espírito Santo nos próximos anos, visando melhorias em terminais portuários, ferrovias e usinas de pelotização de minério. – O conteúdo do Tribuna Online é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral.
Estão nos planos da multinacional 197 projetos, já em fase de engenharia ou de construção, com um investimento que chega a R$ 4 bilhões em até cinco anos.
A maioria das iniciativas faz parte do Plano Diretor Ambiental (PDA) da mineradora para as operações em Vitória, no complexo de Tubarão. São 127 projetos que vão prosseguir até 2023, e já no próximo ano devem abrir 1.625 vagas de emprego no Espírito Santo.
Segundo o gerente de engenharia de projetos de capital do complexo de Tubarão, Renato Gomes de Souza, hoje estes projetos empregam cerca de 1.500 pessoas, e o número de vagas deve dobrar em 2021
“O principal projeto hoje é o PDA, para reduzir, por exemplo, a emissão de partículas de minério. A partir de 2022, até 2023, o efetivo de empregados nessas obras pode ser entre 6 e 8 mil empregados”.
Renato foi um dos convidados de um debate sobre infraestrutura do Grupo Permanente de Acompanhamento Empresarial do Estado (GPAEES). O evento foi coordenado pelo economista Clóvis Vieira, da Vieira & Rosenberg, e moderado pelo executivo da Findes para questões de logística e infraestrutura, Luis Claudio Montenegro.
As obras da Vale em Vitória têm como foco a implantação de novos equipamentos, melhorias em controles ambientais, estudos de novas tecnologias, aprimoramento da gestão hídrica e metas para redução da emissão de poeira até 2023.
Segundo Renato, a Vale busca parcerias prioritariamente com empresas locais para atuação nos projetos previstos e naqueles que estão em andamento. Ele disse que a ferrovia que a Vale vai construir de Cariacica ao porto de Ubu, em Anchieta, está em fase final de aprovação para início das obras, previsto para ocorrer até 2022. (TRIBUNA ONLINE)