30 de abril de 2024 15:30

Mudança no calendário eleitoral causa dúvidas entre eleitores; veja mudanças

Neste ano, os portões estarão abertos para votação uma hora antes: começando das sete da manhã às cinco da tarde no horário local. O horário das sete às dez da manhã é preferencial para idosos. 

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) vem causando diversas dúvidas nos eleitores neste ano. Por conta da Covid-19, a data de votação das eleições mudaram. Agora, o primeiro turno acontece no dia 15 de novembro, e o segundo turno no dia 29 de novembro.

Neste ano, os portões estarão abertos para votação uma hora antes: começando das sete da manhã às cinco da tarde no horário local. O horário das sete às dez da manhã é preferencial para idosos.

A Justiça Eleitoral tem intensificado os treinamentos dos mesários. Ao todo, cerca de dois milhões de pessoas trabalharão em todo país.

Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse que não é possível trabalhar da mesma forma com pandemia, e que as mudanças são necessárias.

“Nós suprimimos a biometria porque ela retardava um pouco o processo de votação. Nós tomamos medidas de cuidados com os mesários, tomamos medidas para evitar filas e aglomerações e tomamos medidas para a proteção do eleitor”, explica Barroso.

TSE diz que eleitor sem máscara não poderá votar

Regras de conduta para eleições municipais em novembro foram divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso da máscara será obrigatório para todos os eleitores, caso alguém chegue no local de votação sem a proteção não poderá entrar.

“A gente faz uma distinção entre local de votação e seção eleitoral. O local de votação é, tipicamente, a escola. Mas, dentro da escola, você tem diferentes seções. Portanto, é na entrada, no local de votação, que você já vai ter aferida a presença da máscara. Se estiver sem máscara, não pode entrar”, disse Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.(BRASIL 123)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade