30 de abril de 2024 20:33

Bancos aumentam valor do empréstimo consignado para até 40% do benefício INSS

Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco já confirmaram o aumento da margem da linha de crédito para aposentados e pensionistas.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou a margem do empréstimo consignado, que passa de 30% para 35% do valor do benefício. A regra foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, 8. Trata-se de mais uma medida adotada para amenizar a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

A norma tem duração prevista até 31 de dezembro (fim do estado de calamidade pública). Ela manteve a possibilidade de acréscimo de 5 pontos percentuais por meio do cartão de crédito consignado, dessa forma, permite que aposentados e pensionistas possam comprometer até 40% dos seus benefícios para pagar as parcelas da dívida. Antes, a margem total era de 35%, incluindo empréstimo e cartão de crédito.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que os bancos adaptaram seus sistemas às novas regras e o público já pode solicitar o empréstimo. O Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco confirmaram o aumento da margem da linha de crédito. A Caixa não informou sobre seu serviço.

Condições anteriores do crédito consignado

A margem consignável, ou seja, o valor máximo que o segurado do INSS poderia comprometer por mês do seu benefício para pagar a dívida, era de 35% do benefício. O limite acontecia da seguinte forma:

  • 30% do benefício era o máximo para o empréstimo pessoal consignado
  • 5% do benefício era a margem para o cartão de crédito consignado

Como ficou com a mudança?

Após a publicação da nova regra, a margem consignável aumentou para 40% do benefício. O percentual foi distribuído da seguinte forma:

  • 35% do benefício pode ser destinado para o empréstimo pessoal consignado
  • 5% do benefício para o cartão de crédito consignado

Taxas de juros

Os bancos podem definir as taxas de juros do crédito consignado do INSS, desde que o índice máximo por mês não passe de:

  • 1,80%p ara o empréstimo com desconto no benefício
  • 2,70% para o cartão de crédito

Como o crédito consignado permite o desconto das parcelas na folha de pagamento, o que impossibilita que o consumidor atrase o pagamento da dívida, geralmente oferece juros mais baixos do que outras modalidades de empréstimo pessoal.(EDITAL CONCURSOS)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade