A era digital chegou de vez com a pandemia do novo coronavírus. Embora muitos órgãos e empresas já tinham a ciência sobre as diversas possibilidades que a web trazia, outras foram obrigadas a se adaptar com a suspensão dos serviços presenciais. Fato é que ter documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no smartphone facilita, e muito, a vida de todo mundo.
Mas não é só a CNH que está disponível para os condutores. Através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, os motoristas também têm acesso ao documento de licenciamento do veículo.
Como fazer o cadastro?
O aplicativo Meu Gov.br é gratuito nos sistemas Android e iOs. Para fazer o cadastro é preciso ter em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e definir uma senha.
Após essa etapa será necessário fazer um reconhecimento facial para validação da sua identidade.
Na aba “documentos” do aplicativo, é possível acessar a frente, o verso e QR Code de sua CNH. Isso é o que deve ser mostrado para a polícia caso o condutor seja parado na Operação Lei Seca, por exemplo.
Carteira Digital de Trânsito oferece outros serviços
Já o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, também disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOs, fica disponível o o documento de licenciamento do carro.
Nele, é preciso usar o mesmo cadastro realizado no Meu Gov.br. A partir disso, já é possível acessar a CNH na aba “Habilitação”.
Na opção “Veículos”, o sistema traz uma lista com todos os veículos que estão no seu nome. Ao clicar em cada um deles, aparece o documento de licenciamento respectivo.
O Carteira Digital de Trânsito conta ainda com um guia de infrações que disponibiliza a consulta de multas por condutor ou por veículo e um guia de educação, com as campanhas de trânsito lançadas pelo governo.
Adesão aos documentos digitais do trânsito é crescente
Quem já conhecia a possibilidade de ter esses documentos na palma da mão sem precisar do papel físico na carteira se adiantou durante a pandemia. Isso é o que mostra o número de dowloads registrados somente neste mês.
Antes mesmo de outubro chegar ao fim, dados mostram que já houve um aumento de 9.116.328 dowloads contra os 5 milhões de fevereiro deste ano, ou seja, um aumento superior a 80%.
Em relação ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital, a adesão foi ainda melhor. Foi de 1,9 milhão em fevereiro para 7,19 milhões em outubro do mesmo ano. Ou seja, o número triplicou.
Sobre o assunto, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, falou sobre a facilidade que o serviço digital traz aos condutores, além da economia para o Estado.
“Hoje o camarada vai poder sair de casa só com o celular. Todos os serviços são digitais e é possível ter os documentos do veículo e a carteira exclusivamente eletrônicos. Não vai ser necessário mais ter documento em papel moeda. Isso é uma economia para o Estado, que não terá que imprimir, e o cara com celular vai ter a carteira e os documentos do veículo”, afirmou Freitas durante uma live.
CNH Cidadã: programa contempla pessoas de baixa renda
A população de baixa renda de Roraima terá a oportunidade de emitir a primeira CNH de forma gratuita por meio do programa CNH Cidadã.
Ao todo, estima-se que 400 moradores sejam beneficiados com a oferta da carteira nas categorias A, AB e B.
Além disso, o programa permite a renovação gratuita para condutores de baixa renda que comprovarem que trabalham como motorista.
O período de inscrições para o processo seletivo, e o calendário geral com todas as etapas, ainda não foi divulgado, mas deve ser liberado no mês de novembro.
As vagas são divididas pelo estado, sendo 65% para população de Boa Vista, 35% para os demais municípios e 5% para pessoas com deficiência.(FDR)