A Operação iniciou-se na manhã desta sexta feira (6), por volta às 07:30 horas, quando os militares receberam as orientações dos procedimentos a serem adotados durante as vistorias nas edificações do grupo C-2, Supermercados em geral e mercados.
Às 08:00h, em todo o Estado de Minas Gerais as equipes foram lançadas para iniciarem as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais. Dentre os 68 estabelecimentos vistoriados na área da 2° Cia Ind, que envolve as cidades de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João de Rei 37 estavam regulares e 31, irregulares.
Dentre os estabelecimentos irregulares nessas cidades, foram aplicadas 29 advertências escritas e 02 multas. Já em Conselheiro Lafaiete 21 estabelecimentos comerciais estavam irregulares e receberam a advertência escrita e não houve multa.
Em Barbacena, foram 18 estabelecimentos vistoriados. Dentre eles 12 regulares e 06 irregulares. Foram aplicadas 05 advertências escritas e 01 multa nos comércios irregulares na cidade.
Em São João de Rei foram 3 estabelecimentos advertidos e 01 multado. As irregularidades nos sistemas preventivos serão relatadas/informadas no REDS. Dentro dos prazos regulamentares, segundo as legislações de Segurança Contra incêndio e Pânico, essas edificações poderão regularizar sua situação junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.