Na tarde de quarta-feira, 16/12, compareceu à sede do quarto setor da 60ª Cia PM, um morador do bairro Morte em Barbacena, alegando ter sido vítima de um golpe. Ele relatou ter recebido a ligação de uma suposta funcionária de agência bancária, informando uma compra no valor de R$ 1.850,00 efetuada no Paraná.
A suposta funcionária solicitou a autorização para tal transação. A vítima respondeu desconhecer a compra e que inclusive estava de posse de seu cartão e de sua esposa. A suposta funcionária informou que deveria então bloquear os cartões conjuntos, através do serviço de atendimento ao consumidor. Sendo assim, a vítima ligou no SAC (0800) da falsa agência, obtendo informação de que um agente do banco iria até a residência pegar os cartões clonados e que era para colocá-los em um envelope lacrado com destino à central da agência bancária.
Os golpistas ainda disseram à vítima que uma carta de próprio punho, também deveria ser enviada, autorizando a transação. Os novos cartões deveriam ser buscados na semana seguinte. Por volta das 13h20, chegou à residência da vítima, um homem bem aparentado, usando calça jeans e camisa social, cútis parda, cerca de 1,70 m, cerca de 30 anos, barba preta, o qual pegou o envelope e entrou em um veículo. A vítima percebeu que era um golpe quando sua filha alertou, momento em que bloqueou o cartão. Contudo já tinham sido feitas compras no valor aproximado de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Foi feito levantamento em busca de informações acerca do autor.