25 de abril de 2024 13:55

Com a alta dos combustíveis, o que compensa mais: gasolina ou álcool?

Rendimento do motor do carro é maior com o derivado do petróleo; aprenda a fazer a conta

Com a disparada dos preços dos combustíveis nesta quinta-feira (10) – após a Petrobras reajustar a gasolina e o diesel e os postos aumentarem por conta própria o álcool – o consumidor sempre fica na dúvida… O que compensa mais: gasolina ou álcool? 

Antes de calcular, é preciso saber que a alternativa vale apenas para carros com motores flex. E, segundo os fabricantes de veículos, o rendimento do motor é maior com o derivado do petróleo, numa proporção 10 X 7. Ou seja, se um carro faz 10 km com um litro de gasolina, vai fazer 7 km com um litro de etanol. Sendo assim, só há vantagem econômica de abastecer com álcool se seu preço for no máximo 70% do valor do litro da gasolina.   

Por lei, os postos devem apresentar, de forma visível perto da bomba, essa informação: a relação de preço entre os dois combustíveis. Mas, o cálculo é fácil de fazer.  

Gasolina x álcool: saiba como calcular o que compensa mais  

Basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, use álcool. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor. 

Usamos como exemplo o letreiro do posto da foto acima, tirada nesta quinta feira: 

Gasolina: R$ 7,39 

Etanol: R$ 4,99 

4,99 / 7,39 = 0,67  

Neste caso, o álcool está vantajoso, pois o valor é 67% do valor da gasolina, abaixo dos 70% que tornam o derivado da cana mais vantajoso.

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade