29 de março de 2024 05:42

Alerta geral: cidade da região confirma nova variante do covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi oficialmente comunicada sobre a confirmação laboratorial de novas variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais. Com isso, a pasta intensificou ainda mais as investigações sobre a circulação dessas variantes no estado.

As mutações identificadas são consideradas Variantes de Atenção (VOC) no Brasil: a variante P.1, de Manaus, e a do Reino Unido. Já a cepa P.2, em circulação no país desde outubro de 2020, foi confirmada em amostras da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em três municípios mineiros e, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 15 casos, distribuídos em 12 cidades.

Nova variante P.2

A Fiocruz também comunicou à SES a detecção da nova variante P.2, detectada em 15 amostras de 12 cidades mineiras: uma em Ouro Branco, Caratinga, Coronel Fabriciano, Cruzília, Imbé de Minas, Ribeirão das Neves, Rio Manso, Santa Luzia, São José da Lapa e Taiobeiras, duas em Além Paraíba e três em Varginha. 
Essa linhagem contém a mutação E484K na Spike e já foi encontrada em todas as regiões do país. No entanto, essas mutações identificadas não são consideradas Variantes de Atenção (VOC).
O relatório técnico da Funed, enviado nessa segunda-feira (1°/3) à SES, aponta que foram encontradas quatro amostras com a variante P2 em pacientes de Uberaba, Ibitiúra de Minas, Esmeraldas, e um paciente de Manaus que estava de férias em Minas.

Outras linhagens

A Fiocruz detectou três genomas da linhagem B.1.1.143, nos municípios de Caratinga, Muriaé e São Lourenço; e B.1.1.28, em Coronel Fabriciano, Ouro Branco e Varginha. E um genoma da linhagem B.1.1.33 em Governador Valadares.
A Funed encontrou em três amostras a presença das linhagens B.1.1.33 em Caratinga, B.1.1.28 e B.1.2, em Sabará. Foi identificado em um laboratório privado de São Paulo a linhagem B.1.1.222 em uma paciente de Itajubá com histórico de viagem pelo México – Cancun com escala no Panamá – no mês de janeiro deste ano.
As duas principais linhagens circulando no Brasil, desde fevereiro do ano passado, são B.1.1.33 e B.1.1.28, ambas sem alterações significativas na proteína Spike (S).

Investigação

Diante das notificações, Eva ressalta que a Vigilância em Saúde da SES-MG está atenta à detecção de novas variantes no estado. Os municípios estão sendo acionados para intensificar a investigação epidemiológica sobre a infecção desses pacientes, inclusive daquelas pessoas com as quais eles tiveram contatos próximos. 
“O objetivo é entender melhor o desfecho clínico e epidemiológico dos casos, assim como histórico de deslocamento para outros locais”, explica.

Atualmente, as três variantes de atenção (VOC) sob vigilância no Brasil são:  Variante VOC 202012/01, linhagem B.1.1.7 do Reino Unido; Variante 501Y.V2, linhagem B.1.351 da África do Sul; e, Variante P.1, linhagem B.1.1.28 encontrada no Brasil.
Segundo a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Oliveira, a vigilância laboratorial é fundamental para a identificação das novas variantes do coronavírus.  
“A partir da suspeita clínica e/ou da análise do perfil epidemiológico da COVID-19 em determinada região do estado ou grupo populacional, a suspeição da circulação de uma nova variante é confirmada por sequenciamento genético. Para isso, as amostras dos casos suspeitos são selecionadas e direcionadas para análise laboratorial no Lacen-MG, da Funed. Adicionalmente, a ampliação dessa análise genética em outros laboratórios capacitados como a Fiocruz-RJ e a UFMG, por meio da rede Corona-Ômica, poderá fortalecer a vigilância laboratorial em Minas Gerais, contribuindo para a identificação dessas e de outras variantes que, por ventura, venham surgir”, afirma.

Menos isolamento, mais variantes

Um estudo comparativo realizado pela Rede Análise COVID-19 demonstra a correlação entre o aumento da mobilidade nas cidades e a explosão de casos no Brasil e no Reino Unido. A análise mostra que a pandemia se agravou em Minas depois do afrouxamento das medidas de restrição em Belo Horizonte.  

Cuidados

A Secretaria de Estado de Saúde reforça à população a importância da manutenção de todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos. *Estagiária sob supervisão do editor Álvaro Duarte

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade