Saúde e retomada da economia devem ser o alvo das atenções
Após o recesso parlamentar estabelecido pela Constituição do Estado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais retomará seus trabalhos na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro.
Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a ALMG não deixou de exercer suas funções durante o ano de 2020, observada toda a legislação e as recomendações científicas de distanciamento social e de proteção pessoal. A rotina foi alterada, mas o processo legislativo foi adaptado às circunstâncias e o plenário e as comissões funcionaram para cumprir a legislação.
Num esforço concentrado dos deputados estaduais juntamente com os servidores da Casa, todas as necessidades legislativas foram satisfeitas, inclusive a muito debatida Reforma da Previdência, e uma grande quantidade de proposições legislativas voltadas para o enfrentamento da Covid-19.
Na próxima segunda-feira, o plenário retoma suas funções, de forma presencial, com possibilidade de participação virtual, de conformidade com as normas sanitárias e recomendações do Plano Minas Consciente.
A ALMG já inicia seus trabalhos com a incumbência de discutir o projeto de Lei que estabelece o programa “Recomeça Minas”, e, no primeiro semestre, a disposição da presidência é de que o foco dos trabalhos, além das questões de saúde, será a retomada da economia.
A programação inclui a Reunião especial destinada à posse da Mesa eleita para o 2º biênio da 19ª Legislatura, que não será realizada no plenário. Excepcionalmente, por questões sanitárias, será realizada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Às 17 horas, no Salão Nobre, será realizada a posse do deputado Bernardo Mucida.Os demais convidados usuais dessa solenidade, como familiares e autoridades, além do público em geral, poderão acompanhar o evento pela TV Assembleia e pelo canal da ALMG no YouTube.