28 de abril de 2024 10:10

“Não existem diferentes raças. Somos todos iguais. A raça é só uma”, assinala advogada e professora na Tribuna da Câmara

A professora e advogada Elidiane Cristina, participou na noite desta segunda-feira (21) da Tribuna Popular na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (MG), explanando de forma vibrante sobre o racismo estrutural presente na sociedade. “Não existem diferentes raças. Somos todos iguais. A raça é só uma”, assinalou.

Dando prosseguimento em sua fala, ressaltou sobre a  violência contra as mulheres negras, além da violação de direitos durante  a escravidão em nosso país, remetendo aos tempos atuais onde, infelizmente, o racismo e preconceito ainda estão presentes no cotidiano.

Ela criticou o estereótipo arraigado na sociedade em relação ao negro, bem como a replicação de conceitos racistas muitas vezes presentes na formação das crianças. “Precisamos ser bons exemplos. Mas que alusão a data, o momento é reflexão e mudanças de atitudes”, apontou.

O seu discurso é o 3º de uma série que faz parte das reflexões alusivas ao Mês das Consciência Negra, instituído pela Lei Municipal nº6.101, de maio de 2022, de iniciativa do Vereador Professor Eustáquio Cândido da Silva (PV). No domingo (20) foi celebrada a data de morte de Zumbi dos Palmares, ícone do movimento negro no Brasil.

O edil citou que pela, primeira vez, ciente de seu papel na sociedade, a Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete instalou um banner alusivo ao Mês da Consciência Negra em Conselheiro Lafaiete, o que sinaliza a importância da data. “Precisamos estar representados nesta Casa e em outros poderes. Somos um povo massacrado e somente a educação pode transformar nossa realidade. Acabou a escravidão e imigrantes ganharam terras, porém os negros não. Precisamos reparar este erro histórico e nossa essência é mãe África”, comentou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade