28 de março de 2024 10:49

Antecipação do 13º salário do INSS para aposentados é esperada, mas também preocupa; entenda

O Governo já sinalizou se pretende antecipar o 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, em 2021, mas existe um ponto que preocupa beneficiários

Os aposentados e pensionistas do INSS esperam receber o adiantamento da primeira parcela do 13º salário ainda no primeiro semestre de 2021, como aconteceu em 2020.

Em janeiro, o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical fez o pedido de antecipação dos valores da primeira parcela do 13º salário do INSS para aposentados, segundo o presidente do sindicado, João Inocentini.

>> Antecipação de 13º salário para aposentados do INSS em 2021: o que se sabe até agora?

Preocupação

Segundo Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, a entidade tenta um encontro com representantes do governo federal para debater o adiantamento dos valores ainda neste primeiro semestre, sem que os aposentados sejam prejudicados.

O que preocupa os segurados do INSS é que uma portaria publicada pelo governo, em janeiro, cobra dos herdeiros do aposentado que morre e já havia recebido o adiantamento as parcelas pagas “a mais”.

“Estamos tentando falar com alguém do governo, mas até agora não conseguimos. Nossa preocupação é com essa regra. Do que adianta a gente receber adiantado e depois ter que devolver? Antes, se a gente morria, a viúva não tinha nada que devolver o dinheiro”, afirmou o presidente da Confederação.

O que diz o governo sobre a antecipação?

Segundo João Inocentini, extraoficialmente, o pagamento adiantado do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas teria sido confirmado pelo ministro Paulo Guedes (Economia), mas não houve resposta oficial. 

Procurado, o Ministério da Economia informou que não comentaria o assunto. No entanto, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS já havia sido sinalizada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

>> Antecipação de 13º salário para aposentados em 2021: o que falta para acontecer

https://877eb01900ae6d3ac46f55797f9bf398.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

>> Antecipação de 13º salário para aposentados em 2021: veja quando pode ser paga 1º parcela 

>> INSS: Entenda as mudanças nas aposentadorias e pensões em 2021

>> Antecipação do 13º salário para aposentados em 2021: veja planos do Governo, segundo Paulo Guedes

Apoio aos aposentados

Para Inocentini, o governo tinha que dar mais apoio aos aposentados, durante a pandemia de covid-19 (novo coronavírus). “O governo ajudou todo mundo, menos os aposentados. Ele simplesmente antecipou o que já era um direito e não deu ajuda nenhuma. Hoje, quem está sustentando as famílias é o aposentado, ajudando filho, genro e neto que estão desempregados”, argumenta.

Antecipação em 2020

O adiantamento do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas ocorre desde 2006. Em 2020, no entanto, a antecipação da primeira e da segunda parcelas foi feita para tentar minimizar os efeitos da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Mesmo se não for pago no primeiro semestre, como pedem os aposentados, o adiantamento da primeira parcela do INSS será feito em agosto, conforme prevê o decreto 10.410, de julho de 2020, que regulamentou a Reforma da Previdência.

Pela nova norma, a primeira parcela sai em agosto e a segunda, em novembro, como vinha ocorrendo antes da pandemia.

Economia

Em 2020, com a liberação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS ainda no primeiro semestre, por causa do isolamento social, foram injetados R$ 23,7 bilhões na economia.

“Queríamos que o governo fizesse um gesto aos aposentados. Se nós tivéssemos uma condição um pouquinho melhor, nós poderíamos fazer a roda da economia do país começar a girar”, pede o presidente do sindicato da categoria. 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade