25 de abril de 2024 07:42

Após denúncia, prefeitura faz manutenção em fazenda histórica de Inconfidente

Desde segunda-feira (14), uma equipe da Localix, concessionária da coleta de lixo e limpeza urbana, se debruça na manutenção da histórica Fazenda, tombada pelo Município de Lafaiete, pertencente ao advogado e poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto (1744-1792) e que serviu de local de encontro para os demais conjurados liderados por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792).

A força tarefa reúne mais de 20 trabalhadores da empresa que limpam e capinam o local, tomado pelo mato.
O serviço deve durar toda a semana quando, após denúncia do Site CORREIO DE MINAS, a prefeitura iniciou os trabalhos. Viva a cultura e patrimônio histórico!

A história

Em julho de 2017 era reaberta a imponente e histórica Fazenda Paraopeba. Totalmente restaurada com recursos de mais de R$ 2,5 milhões da minerada Ferrous, através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o casarão foi palco da Inconfidência Mineira cujos os valores como a liberdade, civismo, a cidadania e amor pela pátria foram enaltecidos.

O patrimônio foi incorporado ao patrimônio de Lafaiete, responsável pela sua manutenção e conservação. A propriedade deveria abrigar, conforme proposta inicial um centro de referência turística da Estrada Real e da Inconfidência Mineira.

Leia mais

Mato, sujeira e descaso: fazenda histórica de Inconfidência Mineira pede socorro

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade