26 de abril de 2024 01:01

Ator de Congonhas estreia novela Gênesis da Record

José Boni começa a colher os frutos da sua dedicação a arte! O morador de Congonhas vai estrear o seu primeiro papel no elenco fixo de uma novela nacional no folhetim Gênesis da Rede Record de Televisão. Com lançamento previsto para o dia 19 deste mês, a obra é baseada no livro homônimo da Bíblia.

Boni já percorreu um longo caminho de estudos para se preparar para grandes trabalhos como este, com formação pela Escola de Teatro PUC/MG, Instituto Nossa Senhora do Teatro; Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna e agora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

No teatro, José Boni foi protagonista dos espetáculos Macbeth, e Geração Trianon, além de fazer parte do elenco de O Jardim das Cerejeiras, Por Que Hécuba e Sob o Sol. Já nas telonas, o artista participou dos curtas Tela, Post-it, A Mesma Lua, Cadarço e O Canalha. Na TV, se preparou para a novela Gênesis, participando do folhetim Jesus, também da Record.

A vivência em Congonhas, cidade conhecida por ser Patrimônio Mundial, importante  centro do Barroco Mineiro e berço de muitos artistas, contribuiu para que Boni se desenvolvesse na arte. “Congonhas tem um acervo riquíssimo, as obras do Aleijadinho, a arquitetura barroca. Conviver com essa atmosfera abre nossa consciência para a arte. Minha família é de artesãos, vi meus tios, meus pais e avós trabalharem a pedra sabão desde cedo. Ver um bloco de pedra dar vida a uma escultura é uma experiência muito interessante para uma criança, principalmente para um artista em formação. Essa conexão com o artesanato está sempre presente em meus trabalhos, seja na confecção de algum figurino ou adereço ou mais subjetivamente na construção dos personagens”, explica.

Gênesis

Gêneses terá várias histórias acontecendo paralelamente, o personagem interpretado por José Boni estará presente na famosa história da Arca de Noé. Ele será um dos vilões do núcleo do famoso Leonardo Medeiros, que é o grande vilão da trama. “Foi desafiador dar vida a um vilão que tem características tão opostas a mim, sequestrar e matar em cena foi extremamente instigante, a arte nos propicia essas experiências. O personagem do Leonardo é a cabeça pensante da vilania e meu personagem é quem coloca a mão na massa, quem faz o serviço sujo”, explica.

Sobre a expectativa da estreia, José Boni afirma que o personagem será um marco de uma nova fase em sua carreira, “por ser meu primeiro personagem fixo essa experiência é totalmente diferente no que diz respeito a visibilidade entre os profissionais da área e público em geral, o que poderá gerar novos convites tanto para a TV, como pro cinema e teatro. Estar em uma obra de alcance nacional abre muitas portas e estou atento para aproveitar da melhor forma este momento e conseguir transformá-lo em uma espécie de trampolim na minha carreira”, afirma.

Projetos

Mesmo com toda a ansiedade pela estreia de Gênesis, Boni tem se dedicado também ao espetáculo teatral Sob O Sol, um projeto com a diretora Carla Martins e Grupo de Teatro Pele de Fulo do Rio Grande do Norte, que já ganhou diversos prêmios na região nordeste do país. Sob O Sol faz parte da tese de doutorado da diretora recifense com foco no feminino. “O espetáculo conta a história de uma Cigana que engoliu a terra e se vestiu de sol, para tratar de temas como feminicídio e violência doméstica com um olhar sensível sobre um assunto tão complexo. Em razão da pandemia não podemos estrear o espetáculo, mas estamos ansiosos e esperançosos pela volta da normalidade”, explica José Boni.

Por Janice Miranda

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade