26 de abril de 2024 09:29

Comerciantes e empresários vão às ruas protestar contra fechamento do comércio

Ontem (8), aconteceu, na sede do SINDCOMERCIO, uma reunião, organizada pela ACIAS, CDL e SINDCOMERCIO, com empresários do comércio de Lafaiete, para discutir o novo fechamento dos estabelecimentos, a partir de decreto do prefeito municipal, publicado no final da tarde desta sexta-feira, ao confirmar a regressão a onda vermelha.

Na oportunidade vários empresários se manifestaram, lamentando a decisão e as dificuldades que serão impostas, se as lojas forem fechadas. Entre outras coisas foi dito que, o comércio tem sido um exemplo nos cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus, seguindo todos os protocolos, o resultado fraco do Natal, dificulta ainda mais a situação e que muitos não terão alternativa a não ser demitir funcionários e até mesmo fechar as portas.

Outra questão abordada foi que o comércio entende a gravidade da pandemia e colabora como pode para combater o coronavírus, tanto que o resultado das ações de prevenção nas lojas, deixa claro que o setor não é responsável por contaminação.
Mais ainda, que outras medidas precisam ser tomadas para diminuir os casos, que estariam em alta nesse momento. Alguns dos pontos citados foram o problema relacionado ao transporte coletivo e o descumprimento do uso de máscara em vias e locais públicos.

Sugestões
E que outras podem sem implementadas, como já feito em outras cidades, como rodízio por final de CPF nas lojas, acesso às lojas de uma única pessoa por grupo familiar, organização do atendimento e das filas nos bancos, entre outras.
Após várias discussões, os empresários, concluíram que a grave situação atual, precisa ser tratada de outras maneiras, que não seja o fechamento das lojas do comércio, a maioria pequenas lojas, sem nenhum potencial de contágio.
Diante disso, foi decidido fazer uma manifestação, com a presença dos empresários e colaboradores do comércio, na próxima segunda-feira, dia 11, partindo de vários pontos da cidade, da Chapada, do Bairro São João, do centro da cidade e do Bairro São Sebastião, até a Prefeitura Municipal, ocasião em que será entregue uma carta aberta ao Prefeito Mário Marcus.

Os manifestantes se reunirão às 9:00hs da segunda-feira (11), na Praça São Sebastião, em frente ao Chapadão Center, na Igreja do São João e na frente da Sede do SINDCOMÉRCIO, se dirigindo em caminhada até a Prefeitura Municipal onde se encontrarão.
A iniciativa tem o apoio da ACIAS, da CDL e do SINDCOMERCIO.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade