29 de março de 2024 03:27

Como enviar um arquivo de mídia “temporário” pelo WhatsApp

Anunciado no final de junho para a versão beta do Android, o recurso para enviar fotos e vídeos que podem ser visualizados uma única vez no WhatsApp acaba de chegar para os dispositivos iOS. Os usuários de iPhones e iPads, no entanto, precisarão da versão 2.21.140.9 de testes do mensageiro.

O recurso é similar ao utilizado no Snapchat ou no Instagram, por exemplo: o usuário poderá enviar uma mídia que ficará disponível apenas na primeira abertura. Após isso, não será possível visualizar o conteúdo — a menos, é claro, que o usuário faça novamente o envio pelo WhatsApp.

A função é ótima para garantir mais privacidade e segurança ao compartilhar fotos ou vídeos pessoais, já que possuem prazos curtíssimos de expiração. Contudo, o recurso deverá ser utilizado com certa cautela, já que os destinatários poderão capturar tela do conteúdo compartilhado e os remetentes não receberão notificações quando alguém resolver tirar prints das mídias.

Caso queira se preparar para a chegada da função e testar o recurso, acompanhe o tutorial abaixo.

Como enviar mídias temporárias pelo WhatsApp

Antes de tudo, é preciso lembrar que o recurso ainda está em fase de testes e, por conta disso, está disponível apenas para as versões betas do WhatsApp. Atualmente, o programa para testadores atingiu o limite máximo, mas, com sorte, será possível ingressar ao procurar por “WhatsApp Beta” no Google Play ou no Testflight.

Para os usuários Android será necessária a versão 2.21.14.3. Já para quem usa dispositivos iOS, o novo recurso foi liberado para a versão 2.21.140.9 beta do mensageiro.

Ao escolher a conversa desejada, tire uma foto com a câmera ou carregue uma mídia de sua biblioteca. Feito isso, será preciso tocar em “1”, exibido na caixa de texto do WhatsApp.

Recurso para envio de mídias temporárias pelo WhatsApp
Foto: WABetaInfo/Reprodução

Após o envio da mídia, o destinatário receberá a foto ou vídeo sem qualquer tipo de preview de visualização. A pessoa terá que abrir o arquivo para saber do que se trata — e terá apenas essa oportunidade para visualizar o conteúdo.

Caso o destinatário abrir a mídia, o remetente receberá uma notificação.

Enviando fotos e vídeos temporários
Foto: WABetaInfo/Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como enviar uma mídia “temporária” pelo WhatsApp.

Caso não consiga ingressar na versão beta do aplicativo, será necessário esperar até que o recurso seja disponibilizado para a versão estável do mensageiro.

Fonte: WABetaInfo e Olhar Digital

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade