29 de março de 2024 12:21

Congonhas começa vacinação hoje

A Prefeitura de Congonhas adotará o modelo nacional proposto pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a COVID-19. O plano municipal contempla três fases de vacinação nesta primeira etapa da campanha.

As primeiras doses da Coronavac chegam hoje à cidade e a previsão é começar imediatamente a imunização dos profissionais da rede pública e privada que trabalham na linha de frente de atendimento à pacientes com coronavírus.

Na segunda etapa serão vacinados os demais profissionais de saúde que ficarão de fora deste primeiro lote de vacinação e os idosos maiores de 75 anos. Em sequência serão vacinados os idosos de 60 a 74 anos. A vacinação acontecerá por meio de agendamento feito diretamente pela Equipe de Saúde da Família e, para os idosos, a vacinação será integralmente domiciliar.

A prioridade de vacinação será da maior para a menor idade e também pela somatória de maior idade com as comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença pulmonar obstrutiva crônica; insuficiência renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, indivíduos imunossuprimidos, pessoas com anemia falciforme, obesos de grau 3 (IMC≥40) e indivíduos com síndrome de Down.

Na terceira fase desta primeira etapa de imunização, serão vacinadas pessoas com menos de 60 anos que possuam as comorbidades descritas acima.

Os indivíduos pertencentes a esses grupos serão pré-cadastrados no Sistema do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), por meio das informações contidas nos cadastros dos agentes comunitários de saúde e prontuário do Cidadão. Aqueles que não tiverem sido pré-cadastrados poderão, no período adequado que for liberada sua vacinação dentro do calendário, apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, etc.).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade