18 de abril de 2024 23:20

E-mail sobre problemas no CPF é golpe e pode ter vírus, alerta Receita Federal

Muitas pessoas relataram ter recebido nos últimos dias um e-mail informando que, de acordo com os dados em análise para entrega da Declaração do Imposto de Renda, foram encontrados problemas relacionados ao CPF. Cuidado! A Receita Federal alerta que a mensagem é falsa e trata-se de um golpe.

Os golpistas pedem no e-mail que as pendências com o documento sejam regularizadas com urgência, ou então seu CPF será suspenso e a pessoa ainda recebe uma multa. A partir daí, o comunicado incentiva o cidadão a clicar em um link.

A Receita orienta para que todos que receberam mensagens desse tipo apaguem os e-mails, porque podem conter vírus ou qualquer outro software que se instala no seu computador e rouba seus dados, facilitando diversos tipos de fraudes, além de poder causar danos ao seu computador.

Receita não autoriza envio em seu nome

Importante destacar que a Receita Federal não autoriza terceiros ou empresas a enviarem e-mails em seu nome. Dessa forma, para saber a real situação do CPF, é necessário que o cidadão acesse a página de serviços consulta pública, e preencha o CPF e a data de nascimento. O comprovante não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular, limitando-se somente a comprovação da sua situação cadastral.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade