Na tarde de hoje (23), um interessante debate será realizado sobre a experiência do Banco Comunitário do Preventório, banco social que trabalha com o desenvolvimento local do Morro do Preventório, na cidade de Niteroi (RJ), especialmente com ações de microcrédito e moedas sociais.
Segundo Marcos Rodrigo, conselheiro e fundador, o papel do Banco do Preventório é
financiar os pequenos negócios da comunidade, incentivando o consumo em moeda social digital e, além disso, atua em projetos de educação, tecnologia, cultura no território de atuação do Banco. “Nosso objetivo como banco comunitário é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de rede locais de produção e consumo”, ressaltou.
A iniciativa do debate é do Coletivo Engenheiros em Luta que deverá virar em breve uma ONG e um dos seus fundadores é o professor e engenheiro eletricista da PUC-MG, o lafaietense, Nilo Sérgio Gomes.
O mediador do evento será o educador João Vicente, atual presidente do Conselho Municipal de Habitação de Conselheiro Lafaiete.
O debate vai acontecer pela plataforma Zoom, às 17h e quem se interessar em participar, é só enviar uma mensagem para o zap 31995736618.