23 de abril de 2024 15:35

Estudo faz levantamento dos casos confirmados de COVID na região e aponta as cidades mais infectadas


O professor Patrício publicou outro estudo sobre o Covid no Vale do Piranga, desta vez, analisando os dados dos casos confirmados por mil habitantes nos municípios.
Mariana foi o município com o maior número de casos confirmados por mil habitantes. Conselheiro Lafaiete, o município com o maior número total de casos. Confira os dados detalhados do estudo, que não leva em conta os municípios de Ouro Branco e Congonhas, por não se situarem no Vale do Piranga.

Na nossa região: apontamentos gerais, específicos e comparativos sobre o assunto.

1. No conjunto total dos casos confirmados, quando consideramos os 22 municípios da região (excluídas as cinco maiores cidades do entorno: Viçosa, Lafaiete, Ouro Preto, Mariana, Ubá e Ponte Nova), os municípios de Divinésia, Porto Firme, Senador Firmino e Cipotânea ocupavam as piores posições, com mais de 50 casos confirmados por mil habitantes. Mas, Divinésia e Senador Firmino estavam entre os municípios com menor número de mortes por Covid na região: menos de dez.

2. Os municípios com menor número de casos confirmados por mil habitantes eram Itaverava, Lamim e Catas Altas da Noruega, com menos de 20 casos. Os três municípios citados também estavam entre os municípios com menor número de mortes por Covid na região: menos de dez.

3. Piranga aparece na quinta posição entre os 22 municípios da região, com 22,7 casos confirmados por 1.000 habitantes, atrás de Itaverava, Lamim, Catas Altas da Noruega e Senhora dos Remédios.

4. Itaverava era o município que ocupava a melhor posição no quesito de proporcionalidade de casos confirmados por mil habitantes, 11,2 casos, com acumulado de 65 casos. Lamim era o segundo município com a menor proporcionalidade de casos confirmados por mil habitantes, 17,4, com o menor número acumulado de casos confirmados entre todos os municípios da região, qual seja, 60.

5. Nos 22 municípios da região já foram confirmados 4.783 casos de COVID; quando incluímos na lista as seis maiores cidades do entorno (Viçosa, Lafaiete, Ouro Preto, Mariana, Ubá e Ponte Nova), o número sobe para 55.776 casos confirmados.

6. No conjunto das cinco grandes cidades, o maior número de casos confirmados por mil habitantes foi registrado pelo município de Mariana, 137,9, seguido por Ubá, 108,9, Ponte Nova, 98,4, Conselheiro Lafaiete, 96,3, Viçosa, 88,4 e Ouro Preto, 62,9. No quesito acumulado total de casos, Conselheiro Lafaiete, com 11.221 casos, era o município com a pior situação, e Ouro Preto, com 4.418 casos, se encontrava na melhor situação entre as maiores cidades citadas, seguido por Ponte Nova, 5.648 casos, Viçosa, 6.387 casos, Mariana, 7.478 casos, e Ubá, com 11.058 casos.

Leia mais

Piranga e Lafaiete estão entre os maiores municípios com mortes de covid-19/habitantes da região

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade