27 de abril de 2024 02:11

Gestão empresarial em tempos de pandemia: 5 dicas práticas

Muito se tem discutido sobre os impactos da pandemia no mundo dos negócios, buscando mitigar os impactos negativos gerados, as empresas têm buscado gerenciamento através de medidas sanitárias e medidas de gestão.

A implantação de um bom sistema de gestão da qualidade pode fazer toda diferença para o sucesso de uma organização em condições normais de mercado, sendo a importância desse sistema de gestão potencializada no nosso atual cenário.

Abaixo seguem 5 dicas baseadas na ISO 9001, norma reconhecida internacionalmente que define ferramentas para a implantação do sistema de gestão da qualidade nas empresas e que pode auxiliar os empreendedores a passarem por este momento desafiador.

Dica 1: Revisar o Planejamento Estratégico

É interessante que o planejamento estratégico da empresa seja reformulado e as metas e objetivos revisados, deve-se considerar nossa realidade para a determinação dessas metas. O planejamento estratégico tem que estar de acordo com o nosso atual cenário, pode-se rever metas e prazos, marketing, formas de trabalho, entre outros fatores.

É necessário que as empresas consigam se adaptar as mudanças e que estas estejam bem definidas em seu planejamento.

Lembre-se: “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. ” (John L. Beckley)

Dica 2: Levantamento dos Riscos e Oportunidades.

Com a pandemia vários riscos foram potencializados e estes precisam estar dentro da análise de risco das empresas. As organizações devem ter conhecimento dos riscos e oportunidades que abrangem o seu empreendimento, realizar a análise de riscos é fundamental para que as empresas possam tomar ações preventivas e se preparar visando potencializar as oportunidades, agindo para combater os riscos.

Lembre-se: Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.  (A arte da guerra – Sun Tzu)

Dica 3:  Controle dos processos  

Outra importante ferramenta é o controle dos processos, é interessante que as organizações consigam controlar suas atividades, para isso pode-se utilizar de procedimentos, instruções de trabalho, planilhas de controles, sendo essencial destacar que toda mudança realizada na prática dos processos deve ser documentada, mesmo que essa mudança seja temporária.

Lembre-se: “Se você não é capaz de descrever o que você faz como um processo, você não sabe o que está fazendo. ” Willian E. Deming

Dica 4:  Monitoramento e Indicadores de Desempenho

É imprescindível monitorar e controlar os resultados da empresa, após definir o planejamento e promover as ações para executá-lo e realizar a análise dos resultados obtidos. Esses resultados podem ser avaliados através de indicadores como a satisfação dos clientes, produtividade dos funcionários, prazos de entrega, melhorias geradas, entre outros, sendo esses indicadores definidos de acordo com a realidade de cada empresa.

Lembre-se: “O que pode ser medido, pode ser melhorado. ” Peter Drucker

Dica 5: Melhoria Contínua

A forma como as organizações se comportam em tempos de crise, é determinante para o sucesso de seus negócios, às vezes é preciso se reinventar, mas o importante é sempre buscar o crescimento do seu negócio.  Os empreendedores devem intensificar o foco nos clientes e não paralisar o crescimento de sua empresa diante da pandemia, busque sempre a melhoria contínua.

Lembre-se: “Em cenários desfavoráveis, criatividade e disciplina são o alicerce da melhoria continua. ” Eufanis Rodrigues Domingues.

E se preciso, busque apoio de consultoria especializada para auxiliar na melhoria, eficácia e sucesso da sua empresa.

Adriana Samara

Engenheira | Consultora de Gestão e Negócios

adrianasconsultoraempresarial@gmail.com

(31) 995173160

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade