19 de abril de 2024 02:04

Idosos questionam vacinação contra covid-19; profissional chega com a seringa pronta e não apresenta o frasco

PMCL diz que casos isolados e não prejudicam a metodologia de trabalho

Nos últimos dias nossa redação recebeu reclamações sobre os procedimentos adotados pelos profissionais de saúde de Lafaiete na vacinação dos idosos.
Nossa reportagem esteve no Bairro Queluz quando o filho, Carlos Alberto Barbosa, comentou o método e manuseio adotados na vacinação a sua mãe, Luzia Barbosa, de 87 anos. Segundo ele, esta semana o profissional já chegou com a vacina pronta na seringa isto é já aspirada (puxar o êmbolo antes de injetar o medicamento) e vacinou a idosa.

Família do Bairro Queluz criticou método de aplicação de vacina / CORREIO DE MINAS

“Venho reclamar da maneira como está sendo feita a vacinação de idosos para o coronavírus. O profissional de saúde saiu do carro com a vacina pronta e aplicou na minha mãe. No momento que quando percebi a situação suspeita, eu reclamei dizendo que estava errado que teria de ser feito tudo na nossa frente. Não adiantou nada, eu não sei o que aplicaram na minha mãe, uma senhora de 87 anos”, criticou Carlos.
Ele baseou seu questionamento às inúmeras denúncias de profissional não aplicam corretamente a vacina em Minas e no Brasil. “O que a gente percebeu é que a situação vivida na minha casa pode oportunizar uma possível falsa aplicação. Isso serve de alerta para a secretaria de saúde fiscalizar a vacinação. Por outro lado, o profissional deveria aspirar a vacina, apresentar a seringa e agulha na frente do idoso. Isso gera segurança e prefeitura deve melhorar a fiscalização para evitar algum possível desvio de vacina, sugeriu.


Repercussão
“Eu não tenho nada a reclamar da vacinação, mas me gera uma controvérsia a situação em que o enfermeiro já entra na casa do idosos com a vacina na seringa. Isso pode levar a contaminação, surgimento de bactérias. A família e o idoso precisam ver o rótulo, a seringa e manuseio para mostrar transparência”, comentou o Vereador Pedro Américo (PT) na sessão desta terça-feira (9).
A Vereadora Damires Rinarlly (PV) cobrou que os vacinados têm o direito a apresentação do frasco. “Tive informações que o profissional também sai com a seringa cheia e não mostrava o frasco”.


Posição da Prefeitura
“Após apurar as ocorrências, a Secretaria Municipal de Saúde assegura que os idosos citados receberam o imunizante adequado.
Em relação ao processo adotado, afirma que tratam-se de casos isolados que em nada prejudicam a metodologia de trabalho que vem sendo adotada, ressaltando que os profissionais vem sendo constantemente orientados em relação aos procedimentos durante a aplicação da vacina, buscando minimizar problemas ou mal entendidos de qualquer natureza neste momento tão importante para todos”, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade