26 de abril de 2024 04:41

Kit garante alimentação a alunos e gera renda para produtores

Do dia 30 de março ao dia 1º de abril, a Prefeitura de Rio Espera realizou a entrega de kits de alimentação a todos os alunos da Rede Municipal de Educação. Segundo informações do Secretário Gustavo Souza, cada aluno recebeu um kit contendo arroz, feijão, açúcar, óleo, café, fubá, macarrão, extrato de tomate, biscoito e sal.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, realiza a doação dos kits de alimentação desde o início da suspensão das aulas, no ano passado, devido à pandemia. O secretário garantiu que a distribuição vai continuar enquanto perdurarem as medidas de isolamento social.

Outra informação importante, é que como forma de garantir a renda do produtor rural e de proporcionar aos alunos alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, o feijão e o fubá foram adquiridos da agricultura familiar, com recursos do PNAE. “Todos os demais itens do kit foram adquiridos com recursos próprios do município. O kit de alimentação, além de garantir os nutrientes básicos, necessários ao desenvolvimento das crianças, gera economia para as famílias dos estudantes”, destacou o secretário.

Dados da secretaria de Educação apontam que no ano de 2020 foram entregues oito kits de alimentação a cada aluno da Rede Municipal inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Já para 2021, o Prefeito de Rio Espera e a Secretaria de Educação, autorizados pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar, estenderam a doação dos kits a todos os alunos da Rede Municipal, independentemente de serem ou não beneficiários do Bolsa Família.  

O secretário explicou que, desde 2020, o kit de alimentação é entregue na residência de cada aluno, mensalmente, não sendo necessário que eles busquem nas escolas. “A ação acontece para evitar que as famílias se exponham ao risco de aglomeração. Somente nesta etapa encerrada no dia 1º de abril, foram entregues 140 kits. Sendo que 80% deles custeados com recursos próprios do município”, concluiu Gustavo.

Na região, Rio Espera é um dos poucos municípios a realizar a entrega dos kits mensalmente. Além disso, é a prefeitura que entrega o kit mais completo e é o único que realiza a entrega nos domicílios.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade