26 de abril de 2024 19:58

Lesma: projeto sócio-sustentável transforma a vida de baiano

A Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA), em parceria com o Projeto Unidos Contra Fome e o Evento Natal Cultural da Afonso Pena está entregando agora à comunidade de Conselheiro Lafaiete e região os primeiros resultados da ação social e cultural do projeto RECICLAGEM GERANDO RENDA.

A ação baseia-se em atividades reativas e propositivas neste momento de reflexão afetiva causada pela pandemia do Coronavírus – insegurança social que perpassa o mundo – e utilizando a solidariedade como forma de aproximação: REPENSAR, RECICLAR e REAGIR. O primeiro beneficiado será o cidadão Edmilson Gonçalves dos Santos, residente no bairro Amaro Ribeiro, catador de recicláveis em Conselheiro Lafaiete. O beneficiado, buscando sua sustentabilidade no reaproveitamento do lixo urbano e atuando de forma interdisciplinar, nos ensinou muito com sua simplicidade e perseverança durante as nossas estratégias de parceria. Edmilson (Baiano, como é carinhosamente chamado), atua em três vias de grande importância no mundo atual: geração de renda, resgate da cidadania e preservação do planeta através de práticas ambientais, evitando desperdício de materiais reutilizáveis. A ação contempla também uniformização e inclusão digital para Edmílson e busca de legalização cadastral e previdenciária de sua situação trabalhista, procurando tirá-lo da informalidade e produzindo a prática da cidadania com dignidade.

Os parceiros de Caminhada

Além dos parceiros iniciais: Projeto Unidos Contra Fome e o Evento Natal Cultural da Afonso Pena, foram aderindo ao projeto, que consiste na construção de um novo carrinho de transporte de lixo urbano para Edmilson, através da venda de cartões de Natal temáticos e com colaboração financeira, profissional e de logística, agradecemos aos seguinte aliados: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Carrocerias Tiago, Drogaria Real, Borracharia do Bahia, Makakos Motos, Graça Costureira, Nataly, Lamartine (iBios Informática), Magna Cupertino, Evaldo Garcia (Evaldo Catador, criador da e-Sustentável em Lavras – MG) e o biólogo Leonardo da Silveira Rodrigues.

Estiveram diretamente envolvidos na fabricação do veículo de trabalho de Edmilson: Coordenador Mauricio José Raimundo de Assis e os profissionais Zé Luiz, Osmir Camilo, Wagner Vieira, Elbino, Bahia, Preto Mecânico, Ronílson, David Miranda, Antônio Cosme de Oliveira (Molinho) e demais funcionários da Carroceria Tiago e Borracharia do Bahia.

O evento de entrega do Kit CIDADANIA a Edmilson seguirá todos os protocolos de distanciamento social, higienização coletiva (álcool em gel) e uso de máscara. Acontecerá neste sábado (30), às 10 horas, no portão de entrada da empresa Carroceria Tiago (Rua Professor José Ganime, 119, bairro Santa Matilde) com a presença de parceiros e do beneficiado, Edmilson Baiano.

Glória a Deus nas alturas   

Edmilson Gonçalves dos Santos nasceu em Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador – BA e tem 45 anos. Filho de dona Maria Inês e seu Odomiro, Com pouco mais de 20 anos Edmilson veio para Minas Gerais em busca de melhores condições de trabalho. Morou em Belo Horizonte e Contagem, onde trabalhou na construção civil. Passou um período difícil nessa época por causa de seu envolvimento com drogas, chegando a se tornar um dependente químico. Veio para Conselheiro Lafaiete, pelas mãos de um amigo e aqui se recuperou do vício. Em nossa cidade, trabalhou como sitiante, lavrador e há mais de 10 anos trabalha como catador de materiais recicláveis. E é com este trabalho que ele tira seu sustento, paga aluguel e cuida de suas três filhas menores de idade: Kauane, Raiane e Maria Inês.

Cidadão brasileiro, honrado, trabalhador e que professa esperança no seu jeito de ser e lidar com as pessoas. Baiano nos cativa pela sua humildade sincera. Venha unir-se ao nosso sonho de cooperar e somar para que possamos, juntos, reagir contra as injustiças e a descrença que assolam nossa realidade. Sem gente não existe gente!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade