19 de abril de 2024 02:46

Lockdown afeta 51 cidades e circulação de pessoas só para serviços essenciais

Bares e restaurantes vão funcionar somente via delivery; fiscalização contará com apoio da Polícia Militar pra restringir movimentação de pessoas

A macrorregião Centro-Sul e algumas microrregiões da macro Sudeste, incluindo Juiz de Fora, adotam, a partir deste sábado (13/3), as medidas restritivas da onda roxa do plano Minas Consciente. O objetivo é conter a transmissão da covid-19 para restabelecer a capacidade assistencial nas cidades e preservar a rede hospitalar de todo o estado.


A decisão foi tomada de forma consensual após os representantes do Governo do Estado se reunirem com os gestores municipais da área de Saúde para apresentar a evolução da pandemia e o agravamento do cenário epidemiológico nas respectivas regiões.

Serviços Essenciais

Nessa fase – que, a princípio, tem duração de 15 dias – só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão, com exceção dos trabalhadores envolvidos com as atividades essenciais, deverá ser justificado. A fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

Algumas atividades essenciais, a exemplo de siderurgias, borracharias e serviços de delivery, que precisam funcionar durante a madrugada, não terão restrições do toque de recolher, entre 20h e 5h.

No dia 21 de março de 2020 iniciou ocorreu o primeiro decreto de fechamento do comércio de Lafaiete e ruas amanheceram vazias; toque de recolher começa hoje (13) a partir das 20h até 5h/ARQUIVO


São considerados serviços essenciais:

  • – Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
  • – Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
  • -Bancos;
  • -Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
  • -Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
  • -Manutenção de equipamentos e veículos;
  • – Construção civil;
  • – Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
  • – Lavanderias;
  • – Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
  • -Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)


As regras para os municípios que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado;

  • -a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares;
  • -a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam;
  • -além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

    Veja a lista das cidades da Macro Centro na onda roxaCentro-Sul: 51 municípios

Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Bom Sucesso, Capela Nova, Caranaíba, Carandaí, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Cipotânea, Conceição da Barra de Minas, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Coronel Xavier Chaves, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Ibituruna, Itaverava, Jeceaba, Lagoa Dourada, Lamim, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Ouro Branco, Paiva, Piedade do Rio Grande, Piranga, Prados, Queluzito, Resende Costa, Ressaquinha, Rio Espera, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Senhora de Oliveira, Senhora dos Remédios, Tiradentes.

Leia também:









Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade