18 de abril de 2024 23:05

Microrregião de Barbacena avança para Onda Amarela e macro Centro-Sul permanece na Onda Vermelha

O Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu, nesta quinta-feira (27/5), que a Macrorregião Centro-Sul, a qual Barbacena pertence, continua na Onda Vermelha e a Micro pode evoluir para a Onda Amarela. Quando acontece essa diferenciação, cabe à Prefeitura Municipal decidir sobre o avanço ou permanência em uma onda. 

Até o momento a Prefeitura de Barbacena não se pronunciou sobre em qual onda a cidade se manterá

Os municípios da Microrregião de Saúde de Barbacena são: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu e Senhora dos Remédios. Dessa forma, essas cidades podem seguir para a Onda Amarela, de acordo com a decisão da Prefeitura dos respectivos lugares. 

Os municípios pertencentes à Macrorregião de Saúde Centro-Sul são: Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Bom Sucesso, Capela Nova, Caranaíba, Carandaí Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Cipotânea, Conceição da Barra de Minas, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Coronel Xavier Chaves, Cristiano Otoni, Desterro de, Entre Rios, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Ibituruna, Itaverava, Jeceaba, Lagoa Dourada, Lamim, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Ouro Branco, Paiva, Piedade do Rio Grande, Piranga, Prados, Queluzito, Resende Costa, Ressaquinha, Rio Espera, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, São João del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Senhora de Oliveira, Senhora dos Remédios e Tiradentes. 

Além da Centro-Sul, outras 13 continuam na Onda Vermelha. São elas: Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sul e Triângulo do Sul. Já as regiões Norte, Triângulo do Norte, Vale do Aço e Sudeste continuam na onda amarela.

Números 

De acordo com os dados apresentados pelo Comitê, a taxa de positividade está em 36%, um ponto percentual a menos em relação à semana anterior, o que mostra tendência de platô da pandemia. A taxa de incidência da doença no estado apresentou crescimento de 6%. Já o número de pedidos de solicitações de internações aumentou 15,87% na última semana.

Atualmente, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a covid-19 está em 79,55%, enquanto a ocupação de leitos de enfermaria está em 78,21%. Em todo o estado, 253 pacientes aguardam por internação em UTI e outros 410 por um leito de enfermaria.

Fonte: BARBACENA TEM

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade