20 de abril de 2024 02:17

Minas lança aplicativo para agendar vacinação contra a Covid

Sistema irá informar data e local de vacinação

A partir do próximo dia 24 de maio, quem for se vacinar contra a Covid-19 no Estado deverá agendar o dia e o horário em um aplicativo, conforme a faixa etária e a disponibilidade de vacinas. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, as prefeituras têm até o dia 18 de maio para cadastrar os pontos de vacinação no sistema. O objetivo é reduzir as filas nos postos de saúde. 

“Os municípios vão poder planejar e agendar a vacinação. O aplicativo manda uma mensagem com o local e o horário da vacinação e, dessa forma, evitasse filas no local de vacinação”, explicou o secretário.

Para se inscrever no aplicativo, que deve ficar disponível ao público nas próximas semanas, a pessoa precisará se cadastrar na plataforma, informando os dados pessoais e a preferência pelo posto de saúde mais próximo de casa. “O cidadão entra no aplicativo, cria o perfil com data de nascimento, comorbidades, o local que ele quer ser vacinado. Ele escolhe o posto de saúde e o horário, de acordo com a disponibilidade do município”, afirmou Baccheretti. 

Segundo ele, após a aplicação da vacina, o aplicativo irá gerar um cartão de vacinação virtual e fará automaticamente o agendamento da segunda dose. Em seguida, as informações serão compartilhadas com o Ministério da Saúde. “Esse sistema enviará os dados rapidamente ao governo federal. Irá trazer grandes benefícios, facilitando e acelerando a campanha de imunização no Estado”, completou o secretário.

A adesão ao sistema será facultativo às prefeituras. (O TEMPO)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade