19 de abril de 2024 04:55

Ouro Branco protege Patrimônio Histórico

Glaycon Franco participa de evento que contou com importantes autoridades

Na quinta-feira (13/05), foi realizada, na cidade de Ouro Branco, a solenidade de assinatura de Ordem de Serviço da Restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio e o anúncio das obras de jardinagem na Fazenda das Carreiras (Casa de Tiradentes).

A solenidade contou com a presença do Vice-governador do Estado, Paulo Brant, do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, da Superintendente do IEPHA em Minas Gerais, Débora França, do arcebispo de Mariana, Dom Airton, além de prefeitos das cidades vizinhas e diversas outras autoridades.

Matriz de Santo Antônio

A igreja é um importante patrimônio histórico de Minas Gerais, erigida no século XVIII. Tem características barrocas e o teto pintado pelo Mestre Ataíde. Sofreu uma reforma conduzida por Aleijadinho. Sofreu recente intervenção nos elementos artísticos. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1949.

Casa de Tiradentes

Já a “Casa de Tiradentes”, a Fazenda das Carreiras, foi um importante estabelecimento rural onde eram feitos negócios com o ouro minerado em Minas Gerais, sendo, também, parada de viajantes que iam e vinham pela Estrada Real.

Na ocasião, o prefeito de Ouro Branco ressaltou a importância do patrimônio histórico e o esforço feito para a sua preservação. D. Airton ressaltou as dificuldades que são enfrentadas para a manutenção do patrimônio e a perseverança dos que lutam por nosso importante patrimônio. Paulo Brant discorreu sobre a importância da cultura mineira, principalmente nestes momentos que atravessamos, na construção do novo futuro, onde as raízes serão o esteio para uma retomada de nossas atividades.

Visitas

As autoridades, após se reunirem no auditório Fernando de Oliveira Silva, fizeram uma visita ao prédio da Igreja Matriz, à antiga Casa Paroquial e à Fazenda das Carreiras, acompanhadas por personagens artísticas que discorreram sobre peculiaridades dos monumentos. Sempre observando todos os critérios sanitários de segurança para prevenção da Covid-19.

O deputado Glaycon Franco, autor da emenda parlamentar que permitiu o recurso para a obra de jardinagem na Fazenda das Carreiras, comentou a solenidade: “Trata-se de dois importantes patrimônios históricos e culturais. Não poderia deixar de estar presente em evento tão importante para a preservação das raízes de nossa região. Sobretudo a nossa grande ligação com a fé e com as raízes históricas do Brasil. É importante ver que o vice-governador e o secretário de estado de cultura e esportes valorizam essas iniciativas. Outras ideias têm surgido e vamos continuar trabalhando para a preservação de nosso patrimônio, nossa história e nossa memória”, afirmou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade