19 de abril de 2024 19:28

Pé de guerra: CDL-CL e Sindcomercio criticam Prefeito

Leia na íntegra nota enviada pela CDL-CL e Sindcomercio. ACIAS não assina documento.

” Dirigentes do comércio lamentam que o Prefeito Municipal, em entrevista no rádio tenha qualificado as entidades e o comércio como irresponsáveis, quando essas estão cumprindo o seu papel de defender o comércio de Conselheiro Lafaiete, que é o principal empregador e gerador de riqueza da cidade.
Diante do fato, e novamente, pela obrigação de defender o comércio local e em nome da verdade esclarecem que as entidades sempre atuaram para ajudar a combater a pandemia, também em apoio ao poder público.
Não é demais lembrar que o comércio de Lafaiete teve as portas fechadas pela primeira vez em 21 de março do ano passado, e passa pela maior crise da sua história. Desde então vários decretos foram expedidos pelo município e respeitados pelo comércio da cidade, custando o fechamento de várias empresas e perda de muitos empregos.


O comércio acredita na defesa da vida e é o setor que mais cuidados toma contra a pandemia, seguindo protocolos, exigindo higienização das mãos e uso de máscaras entre outras medidas, além de receber visitas constantes de fiscais da prefeitura.
Mesmo o recuo das entidades em apoiar a passeata dessa segunda-feira e fazer uma carreata, é demonstração de responsabilidade e comprometimento com a saúde, diante de um movimento cujas proporções foram se tornando cada vez maiores.
Se as medidas tomadas pelo município foram insuficientes até o momento, mesmo com o apoio do comércio, não é correto ou razoável, mais uma vez penalizar as empresas. Inúmeras situações que geram risco de contágio têm ocorrido na cidade sem a devida atenção do município e de outros zelosos órgãos de controle.


É uma lista grande que inclui a já famosa “fila da caixa”, a situação insustentável do transporte coletivo, com ônibus lotados e greves, omissão na fiscalização do uso de máscaras em via pública, falta de barreiras sanitárias entre outras.
Nesse contexto, deveriam ser apresentados os dados empíricos que mostrem que fechar o comércio nesse momento é a solução para evitar o crescimento do número de casos, que não há outras maneiras de fazer isso, e que a forma usada, não é, para o poder público, apenas a forma menos trabalhosa de tratar o problema, ainda que asfixie as empresas do comércio.
Mas, nem diante desse quadro, acreditam que é o caso chamar o Prefeito de irresponsável, porque não encontrou outra forma de lidar com a situação atual, a não ser fechar o comércio, afinal o que se acredita é que ele esteja tentando encontrar soluções, mas também não é admissível que ele chame as entidades e o comércio, de irresponsáveis como fez.
Enfim, o momento é de se unir esforços e a CDL e o SINDCOMERCIO, mais uma vez se propõem a ajudar a buscar soluções mais eficazes, protocolos alternativos e medidas que venham a ajudar a enfrentar a pandemia, sem sacrificar tanto as empresas do comércio que estão com sua sobrevivência em risco.
Esta foi inclusive a proposta protocolada na prefeitura municipal na Carreta desta segunda-feira, 11, e para a qual aguardamos uma resposta do prefeito, para juntos buscarmos alternativas, em favor do comércio e de toda a população.”


CDL CL SINDCOMERCIO CL
Câmara de Dirigentes de Conselheiro Lafaiete Sindicato do Comércio de Conselheiro Lafaiete.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade