29 de março de 2024 04:30

Prefeitura decide pela fusão do CAPS Infantil e Instituto São Dimas

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou esta semana a fusão entre o CAPS Infantil e o Instituto São Dimas. A intenção da prefeitura é a unificação das ações/programas desenvolvidos entre os 2 órgãos.
Ao longo da semana, a fusão foi comunicada aos funcionários afetados pela decisão. O assunto foi abordado pelos vereadores em reunião com o Prefeito Mário Marcus (DEM) para buscar mais informações.
Os vereadores estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Saúde quando o projeto foi detalhado com os desdobramentos administrativos e impactos na melhoria dos serviços prestados.

Segundo a Prefeitura, fusão do CASP I com Instituto vai ampliar serviços, mas funcionários discordam/CORREIO DE MINAS


Alguns vereadores ouvidos por nossa reportagem apontam que as mudanças vão trazer benefícios para a comunidade e ampliarão os atendimentos nos dois órgãos, principalmente liberar a demanda reprimida no São Dimas
A fusão, segundo informações, vem sendo estudada há mais de anos pelos profissionais da saúde. A intenção é de que o CAPS infantil seja abrigado na sede do São Dimas, no Bairro São Dimas.
No Instituto trabalham 23 profissionais e no CAPS são 13. Os dois corpos técnicos são unificados em um único órgão.
O Instituto foi criado na gestão do ex-prefeito Arnaldo Pena para buscar a inclusão e reabilitação, tanto psicológica quanto física e mantém atendimentos a pessoas de 0 a 18 e tem um centro de fisioterapia.
“São tratamentos totalmente diferentes. O CAPS Infantil atende somente saúde mental como crianças e adolescentes com problemas de relacionamento, violência, etc, necessitando de medicamentos mais fortes.
Já no instituto São Dimas são atendidos crianças e adolescentes com problemas físicos, atraso de desenvolvimento, dificuldade escolar, gagueira, etc. É uma equipe em que o paciente passa em quase todas especialidades. A intenção da prefeitura seria receber uma verba maior do governo, alegando que é tudo saúde mental. Não estão pensando no paciente que irá ficar sem o atendimento de fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicólogo. No CAPS Infantil é só psiquiatra e psicólogo”, afirmaram a equipe do Instuto São Dimas, criticando a fusão.
A unificação do Instituto São Dimas e do CAPS Infantil depende de aprovação do Conselho Municipal de Saúde.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade