26 de abril de 2024 13:34

Curta do diretor e produtor lafaietense é premiado

O curta “CLARA ESPERANÇA” acaba de levar o prêmio de Melhor Roteiro de Documentário pelo Júri Popular no @rotafestival, e ainda ganhou Menção Honrosa no Prêmio Aquisição ROTA / Cardume. De acordo com a organização do festival, 1/3 do total de votos foi pro nosso filme! Por razões técnicas, o prêmio do Júri Oficial não foi apresentado e será divulgado ao longo dessa semana. “Mais uma vez, obrigado a todos que assistiram e contribuíram com o seu voto! Sem vocês, ele não seria possível”, comemorou o cineasta lafaietense, Diego Alexandre, produtor e diretor do filme.
O filme
A obra traz um recorte pouco conhecido da vida da inesquecível cantora Clara Nunes através da história da sua irmã, a costureira Maria Gonçalves. Dona Mariquita, como era conhecida, lutou durante décadas pela preservação da memória da cantora através da fundação da creche e do memorial que levam o seu nome. Ambas as instituições estão localizadas na cidade mineira de Caetanópolis, terra natal de Clara.
A ideia de produzir o documentário surgiu quando Diego Alexandre ainda cursava Comunicação Social na Universidade Federal de São João del-Rei e foi selecionado como bolsista para desenvolver atividades no Memorial Clara Nunes. Em Caetanópolis, Diego teve contato com todo o acervo da cantora e conheceu alguns de seus familiares e amigos de infância. Ao tomar conhecimento do trabalho sociocultural desenvolvido por Dona Mariquita, decidiu documenta-lo e divulga-lo para todo o país.
As filmagens foram realizadas em 2016, mas apenas durante a pandemia o cineasta, que vive há três anos no Rio de Janeiro, conseguiu organizar todo o material bruto e se dedicar à montagem e finalização do documentário, que conta com outros profissionais lafaietenses na equipe: Rodrigo Meireles foi um dos responsáveis pela captação das imagens, Joffre Faria Silva se juntou ao projeto como produtor associado, já a trilha sonora original foi produzida por Marcio Zaum e composta por Wilson Ribeiro e Fred Santos, da banda Carpiah.
Desde que foi finalizado esse ano, CLARA ESPERANÇA já foi selecionado para diversos festivais internacionais, em países como Suécia, Índia, Alemanha e Lituânia. Para assistir ao documentário e votar, é só acessar o link: https://www.rotafestival.com/concurso/mostra-competitiva-de-curtas

Leia mais

Cineasta lafaietense lança curta sobre Dona Mariquita, irmã mais velha da cantora Clara Nunes

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade