Após Congonhas, agora foi a vez de Barbacena entrar na onda roxa. As confirmações vieram por intermédio do Prefeito Carlos Du e do Secretário Municipal de Saúde, Arinos Brasil, em entrevista ao programa Contato Direto, da Rádio Sucesso FM, na manhã desta sexta-feira (12).
O prefeito Carlos Du afirmou que entende o impacto das medidas restritivas nos diversos setores, mas o município tem que seguir a imposição do Estado, independentemente do município aderir ou não ao programa Minas Consciente. “O decreto pelo Estado é de forma impositiva”, sinalizou. Du comentou também que há uma redução gradativa de leitos de UTI em Barbacena e confirmou um avanço no consórcio entre os municípios para compra da vacina. O Prefeito ressaltou o trabalho do Comitê de enfrentamento à pandemia e na tarde desta sexta-feira (12) acontecerá uma nova reunião para analisar “a retomada segura das atividades no momento certo”.

Com relação às internações na cidade, Arinos Brasil disse que oito pacientes são de Barbacena e os demais são de cidades da macrorregião. Segundo ele, a capacidade dos leitos de UTI na cidade está esgotada. No boletim de ontem (quinta, dia 11) havia 6 leitos de UTI disponíveis, mas já foram totalmente ocupados até às 11h desta sexta-feira (12). Há um trabalho para aumentar o número de leitos na Santa Casa, “são mais dez leitos e a Unimed está nos ajudando muito. Qualquer empresário que quiser e puder nos ajudar serão bem-vindos”, disse o Secretário.
Arinos disse que sob a onda roxa, “quem gerencia é o Estado e a fiscalização será mais rigorosa, inclusive a polícia tem mais autoridade para agir”.
VACINAS
Arinos Brasil afirmou que a vacinação continua seguindo os parâmetros que estão sendo divulgados pela imprensa. Na próxima semana a vacinação será para idosos acima dos 80 anos e neste sábado (13) serão vacinados profissionais de saúde.
PREFEITOS DA REGIÃO
Nesta sexta-feira (12), às 18h, haverá uma reunião envolvendo os prefeitos da região, para esclarecimentos sobre o trabalho de cada município neste momento de implementação da onda roxa. Segundo Mayara Garcia, prefeita de Desterro do Melo, “vamos avaliar a situação e minimizar ao máximo o impacto da onda roxa entre nossos munícipes”. A reunião virtual terá como base a sede da prefeitura de Desterro do Melo. (Barbacena On Line)
Leia mais:
https://correiodeminas.com.br/prefeito-de-congonhas-anuncia-entrada-na-onda-roxa-neste-sabado-13/
- m