29 de março de 2024 05:49

Veja lista de auxílios que o Governo pretende liberar ainda este ano

O Governo está neste momento no meio dos pagamentos do novo Auxílio Emergencial. No entanto, a cabeça do Palácio do Planalto está no segundo semestre de 2021. É que eles querem apresentar alguns projetos para a população humilde ainda este ano.

É que há uma preocupação com o futuro das pessoas no período que sucede os pagamentos do novo Auxílio Emergencial. De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, não dá para continuar pagando esse benefício por muito tempo. Por isso, eles querem criar programas para tapar esse “buraco” que o benefício deve deixar.

A primeira ideia, porém, é manter o Auxílio Emergencial. Uma ala do Congresso Nacional está trabalhando para que o Governo mantenha os pagamentos deste programa durante o próximo semestre. Esses parlamentares querem que o projeto dure até, pelo menos, o próximo mês de novembro.

Outra ideia que circula no Ministério da Cidadania é a reformulação do Bolsa Família. De acordo com o Ministro João Roma, o objetivo é fazer com que o programa acabe introduzindo mais pessoas que venham justamente do Auxílio Emergencial. De acordo com o Presidente Jair Bolsonaro a média de pagamentos do programa sairia de R$ 190 para R$ 250.

Os membros do Ministério da Economia estão falando na criação de um Programa de Inclusão Participativa (BIP)Nesse projeto, os jovens que não estudam nem trabalham acabariam ganhando uma espécie de auxílio para participar de programas de treinamentos para jovens empregados em grandes empresas.

Recentemente, o Ministro Paulo Guedes disse ainda que o país pode retomar as conversas sobre o programa Renda BrasilGuedes não deu mais detalhes sobre essa ideia, mas sabe-se que ele funcionaria nos mesmo moldes do atual Auxílio Emergencial.

Auxílio para o segundo semestre

Vale lembrar que nenhuma dessas ideias passou por uma confirmação oficial do Governo Federal ainda. Assim, não dá para saber ainda quais delas irão realmente para frente e quais delas irão ficar apenas no papel. Para saber a resposta para essa dúvida, o jeito vai ser mesmo esperar.

No entanto, alguns membros do Palácio do Planalto dão como certas algumas dessas propostas. Há quem diga, por exemplo, que o novo Bolsa Família vai realmente sair do papel. As apostas nesse programa esquentaram depois que o próprio Presidente Jair Bolsonaro falou nele publicamente.

No entanto, Bolsonaro também falou sobre os pagamentos do Renda Brasil no ano passado. E logo depois ele mesmo disse que não iria mais fazer os pagamentos para esse programa. Assim, a regra de ordem neste momento é mesmo esperar para ver o que vai acontecer.

Olho na popularidade

Só o que se sabe é que dentro do Governo há a ideia de que a produção desses auxílios fazem a popularidade do Presidente subir. De acordo com a última pesquisa XP/Ipespe, ele registrou a primeira oscilação positiva em sua aprovação desde o último mês de dezembro.

Isso significa dizer que o início dos pagamentos do novo Auxílio Emergencial acabaram ajudando, mesmo que timidamente, a popularidade de Bolsonaro. É justamente por isso que o Governo está abrindo espaço para novos programas no segundo semestre.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade