18 de abril de 2024 02:01

Você sabe o que é o Movimento Empresa Júnior? Já ouviu falar em Empresa Júnior? O Núcleo Vertentes te explica!

  Movimento Empresa Júnior une educação empreendedora e  protagonismo jovem para promover as transformações que a sociedade brasileira precisa.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu da necessidade dos alunos colocarem a teoria da sala de  aula  em prática, tornando possível conhecer ferramentas utilizadas no mercado de trabalho. Hoje no Brasil tem a missão de formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o país. O Brasil é o país onde o movimento empreendedor jovem tem mais força. Minas Gerais tem a maior federação de Empresas Juniores do mundo, a FEJEMG, com mais de 200 EJs, 7 núcleos e cerca de 4980 empresários juniores. O Núcleo Vertentes é um desses núcleos e tem 47 EJs filiadas e mais de 700 empresários juniores.

O Núcleo Vertentes

Somos a instância que representa o Movimento Empresa Júnior na região do Campo das Vertentes. Temos  como propósito desenvolver a vivência empresarial de nossas EJs e fomentar a criação de novas empresas, auxiliando-as no processo de filiação do Núcleo. Damos suporte  às empresas juniores e ao MEJ aspirante (iniciativas de criação de empresas juniores) ou EJs não filiadas através de alguns produtos ou projetos, como por exemplo: reuniões regionais, eventos realizados duas vezes por ano com o intuito de desenvolver e conectar toda a rede nos quais  são apresentadas palestras, pautas, capacitações e momentos de construção; programas de aceleração e fomento, que envolvem uma série de ações que dão apoio e orientação para o MEJ aspirante. Atendemos a Instituições de Ensino Superior  nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Formiga, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto e São João del-Rei, porém possuímos um potencial de expansão enorme, almejando chegar em novas Faculdades e Cidades. 

Mas o que é uma Empresa Júnior?

Você já deve ter ouvido falar sobre e, se ainda não, você não sabe o que está perdendo. Uma Empresa Júnior (EJ) é uma instituição sem fins lucrativos que oferece serviços e consultorias como empresas tradicionais do mercado, geralmente por preços 35% abaixo do mensurado. As EJs estão inseridas no chamado Movimento Empresa Júnior (MEJ) e são completamente geridas por alunos da graduação com respaldo de professores das universidades. Elas propiciam o desenvolvimento técnico e interpessoal dos alunos, tais como capacidade de gerenciamento, oratória, liderança, empreendedorismo, proatividade entre outros.  Possibilidade de colocar o conteúdo teórico em prática.  É o elo entre a sociedade e o acadêmico. Este fato complementa a missão da Universidade, que é de desenvolver benefícios para o ambiente na qual ela está inserida.

Além dos valores cobrados pela a realização dos projetos serem mais baixos, as empresas juniores buscam ser parte da transformação do país. Só esse ano, 6958dos projetos realizados no Brasil, impactaram diretamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Esses objetivos dizem respeito a boa saúde e bem-estar e ao emprego digno e crescimento econômico.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade