29 de março de 2024 13:01

Oficina de artesanato encerra as atividades de férias em Itatiaia

A arte em ação

Entre os dias 26 e 30 de julho, a Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, em Itatiaia, Ouro Branco/MG, receberá três turmas a cada dia para a fazerem a oficina de artesanato.

Desta vez, a oficina, nesse período de férias, será voltada apenas para as crianças da comunidade, sendo uma promoção da Associação Sócio Cultural Os-Bem-Te-Vis, encerrando, assim, as atividades de férias do mês de julho.

A oficina tem propostas específicas da arte, como: o alinhavo de canudo, tear de parede, bordado livre apresentação de pontos, bordado livre apresentação, bolsa de tear e cestaria. Essas aulas têm o objetivo de retomar as atividades que foram aplicadas durante as aulas agravadas durante o período mais crítico do isolamento social, como prevenção à covid-19.

Toda programação faz parte das ações de emergência a cultura e conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado e Cultura e Turismo de Minas, Secretariaria Especial de Cultura, Governo Federal através da Lei Aldir Blanc.

Para que todos se protejam, as atividades seguirão os protocolos de vigilância sanitária para conter o avanço do novo coronavírus, usando sempre álcool em gel e mantendo o distanciando, principalmente nos momentos das brincadeiras.

A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, começou que a ser montada em 2001, com a doação de dois mil volumes. Seu acervo vem crescendo constantemente, com doações de pessoas físicas, empresas e instituições, como esta do Instituto Itaú Cultural. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, além dos livros, oferece espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e do Grupo de Artesanato Arteaia. A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito começou a ser montada em 2001 com a doação de dois mil volumes. Seu acervo cresce constantemente com doações de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, além dos livros, oferece espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet. O trabalho de restauro dos bens integrados e do Acervo de Imagens da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Secretaria Especial de Cultura e do Governo Federal.


Entre os parceiros da Associação estão a Gerdau, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Secretaria Especial da Cultura, Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, empresas públicas e privada e a comunidade de Itatiaia.

Programação da Oficina de Artesanato:

Dia 26/07: Acolhida e atividades propostas nas aulas gravadas

Dia 27/07: Alinhavo de canudo

Dia 28/07: Tear de parede

Dia 29/07: Bordado livre apresentação de pontos

Dia 30/07: Bordado livre aplicação

Horário de cada oficina: 13:30 as 14:30 | 14:30 as 15:30 e 16:00 as 17:00

Local: Sala de Oficinas da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade