19 de abril de 2024 00:23

MG passa 50 mil mortos por Covid e Santana está entre as cidade que não registram óbito

Em comum, todas os munícipios sem registro de óbitos possuem populações pequenas, sendo que apenas a cidade de Bonito de Minas tem mais de 10 mil habitantes

Minas Gerais ultrapassou, nesta quarta-feira (28), a marca de 50 mil mortes por Covid-19. As cidades com maior número de óbitos são, logicamente, algumas das mais populosas do Estado: Belo Horizonte, com 6.167 vítimas, seguida por Uberlândia (2.733) e Juiz de Fora (1.865).

O novo coronavírus fez vítimas em ao todo 839 das 853 cidades mineiras (98,4%). Ou seja, em apenas 14 municípios não houve nenhuma vítima confirmada da doença.

São três municípios da região Central, três da região Norte, outros três da Região Metropolitana e dois do Jequitinhonha. As regiões do Campo das Vertentes, da Zona da Mata e do Sul/Sudoeste têm mais um município cada sem registro de óbitos pela Covid-19.

Em comum, todas essas cidades possuem populações pequenas, sendo que Bonito de Minas é o único desses municípios com mais de 10 mil habitantes: 11.369, de acordo com as últimas estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Santana dos Montes

Com menos de 3,8 mil habitantes da simpática Santana dos Montes está entre as 14 cidades que não registram óbito. São 118 casos confirmados e 114 recuperados.

Outras cidades

Por outro lado, o novo coronavírus já se espalhou por todas as 853 cidades mineiras, desde o ano passado. O último município do Estado (e de todo o Brasil) a confirmar um residente diagnosticado com a Covid-19 foi Cedro do Abaeté, na região Central de Minas, em 14 de dezembro de 2020.

A região de Minas Gerais com a maior mortalidade por Covid-19 é a do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que reúne cidades como Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas, além de localidades afetadas pelo colpaso da rede de saúde no início deste ano, como Coromandel e Monte Carmelo.

Nesta região, foram registradas até o momento 333 mortes a cada 100 mil habitantes, índice bem superior à media estadual (235). O total acumulado chegou a 8.011 vítimas residentes no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, de acordo com a SES-MG.

Vale do Rio Doce, Zona da Mata e Sul/Sudoeste também possuem índices de mortalidade superiores à média mineira.

No outro oposto, a região do Jequitinhonha apresenta a menor taxa de mortalidade (117 a cada 100 mil habitantes), com ao todo 846 mortes confirmadas por Covid-19. A região metropolitana de Belo Horizonte, por sua vez, contabiliza o maior número absoluto de mortes (15.887), porém com uma taxa de mortalidade de 231 a cada 100 mil habitantes, ligeiramente abaixo da média do Estado.

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade