18 de abril de 2024 22:15

Google abre vagas a universitários negros de todos os cursos

  • Sem necessidade de inglês fluente, oportunidades são para SP e BH;
  • Estágio de 30 horas, todos os treinamentos e aulas de inglês estarão inclusos no período de trabalho;
  • Há possibilidade de efetivação no Google a partir do primeiro ano;

O programa Next Step, do Google, lançou nesta quinta-feira (29/07) sua a segunda edição de estágio exclusivo para estudantes negros. A empresa abrirá vagas também para seu escritório de Belo Horizonte, além de São Paulo. Os candidatos só precisam estar cursando faculdade em qualquer área com formação prevista para março a junho de 2024, sem ter inglês fluente como requisito. O Google vai oferecer aulas do idioma durante os dois anos de estágio.

De acordo com a Head de Diversidade, Equidade e Inclusão do Google para América Latina, Flávia Garcia, a ideia de formar os talentos dentro da empresa foi uma aposta que deu muito certo. “A fluência de inglês era uma barreira impedindo de aplicarem no processo. Parte da comunidade não tem acesso a aulas extras. E não importa com quantos anos você foi fluente em inglês, mas a capacidade da pessoa de aprender”.

O objetivo era trazer mais equidade ao processo de seleção e encontrar pessoas com o perfil desejado pelo Google: pessoas talentosas com capacidade analítica, muita vontade de aprender e habilidades interpessoais. E também com vontade de ensinar. A gerente do Programa de Estágio Next Step, Lia Romano, conta que foram os estagiários do primeiro programa que a ajudaram a fazer ajustes para o novo processo em São Paulo e a pensar no modelo para a turma de estagiários de tecnologia em Belo Horizonte.

“Com a expansão para Belo Horizonte, vamos focar bastante na área de engenharia de software e analisamos quais barreiras poderíamos remover. Sabemos que não precisamos de fluência em inglês. E na programação vamos aceitar conhecimento básico em qualquer linguagem, sem restrição ao que usamos aqui dentro”, diz Lia.

Os estagiários também ajudaram na formatação da trilha de formação do processo seletivo e estiveram envolvidos em diversas iniciativas do Afro Googlers, o grupo focado em diversidade étnico-racial da empresa.“Foi um grande aprendizado ter mais mãos ainda formando esse processo para ser mais inclusivo possível”, declara a Head de Diversidade, Equidade e Inclusão do Google para América Latina.

Inscrições no Programa de Estágio Next Step

As inscrições para as vagas de São Paulo já estão abertas através do Empodera, consultoria especializada parceria do programa. É possível se inscrever até o dia 30 de agosto pelo site. Candidatos de todos os cursos poderão concorrer às vagas, sendo necessário apenas ter disponibilidade para estagiar em São Paulo a partir de março de 2022, quando começa o programa. Dessa forma, é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino superior de São Paulo. Para as vagas de Belo Horizonte, as inscrições estão previstas para abrir em setembro através de outro parceiro local, o Olabi.

Como a equipe atua com atividades específicas em engenharia de software, as vagas serão para cursos focados em tecnologia, como ciência da computação e engenharia da computação.Em ambos os casos, o estágio é de 30 horas e todos os treinamentos e aulas de inglês estarão inclusos no período de trabalho. A partir do primeiro ano é possível ser efetivado no Google, o que já aconteceu com a maioria dos participantes da primeira turma do Next Step.

FONTE YAHOO FINANÇAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade