Nossa enquete semanal pesquisou sobre a preferência dos usuários do transporte público. A resposta é que 77% dos internautas preferem usar os aplicativos e apenas 23% optou pelo ônibus.
O resultado talvez esteja ligado a crise por que passou Lafaiete desde o ano passado quando a cidade ficou 4 meses sem com as vans suprindo a carência dos ônibus.
Foi no dia 1º de agosto que o transporte público convencional foi restabelecido com a atuação da Umuarama, do Paraná, vencedora da concorrência para prestar o serviço em caráter emergencial de um ano até a licitação para a concessão.
Associação
Segundo informações colhidas por nossa reportagem, Lafaiete tem diariamente cerca de 300 motoristas trabalhando com aplicativos (Uber, 99, 31, LafaPop e 2V. Muitos vivem da atividade profissional e outros como “bico” como renda extra.
No total de cadastrados nos aplicativos são mais de 400 motoristas, já que alguns trabalham somente ao finais de semana.
Segundo o motorista, Luciano Faria, a crise no transporte público fez com que o lafaietense buscasse alternativas. “Sem dúvida a falta de ônibus fez crescer a atividade e o uso dos aplicativos. Temos hoje mais de 400 cadastrados. A comodidade, o conforto e segurança foram determinantes na migração dos usuários para os aplicativos”, avaliou.
A classe agora parte para criação de uma associação.