29 de março de 2024 11:55

Alerta: 3º dose para combater a variante Delta; Lafaiete necessita de 35 mil vacinas

A variante Delta está provocando um debate entre especialistas e governo a respeito da aplicação da 3º dose de reforço. Para os especialistas a 3º dose é para hoje. Já, o Ministro  da Saúde, Queiroga disse, que são  necessários mais dados científicos e afirmou que o Brasil terá vacinas de reforço e  só não informou quando começará à aplicar essa 3º dose no Brasil.

Segundo o Ministro o publico alvo prioritário a receber a vacina, serão os idosos, profissionais de saúde e pessoas com morbidades. A 3º dose será aplicada por qualquer uma das vacinas disponíveis no município. Por exemplo, sem um idoso tomou a Coronavac e no reforço a vacina a ser aplicada será aquela, que estará disponível nos Postos de Saúde.

Lafaiete : 35.000 vacinas a mais para aplicação da 3ª dose de reforço no publico alvo

Lafaiete irá precisar receber em torno de 35.000 vacinas para atender as doses de reforço para atender o publico alvo no combate a variante Delta. A grande preocupação dos especialistas reside na falta de vacina e a flexibilização que já vem ocorrendo em vários municípios do Brasil, o que facilita a propagação da cepa indiana. “ Estamos ainda muito atrasado em relação a outros países, onde a Delta vem  preocupando as autoridades sanitárias. Inclusive esses países vem tomando medidas mais restritivas de circulação da população e já aplicando a 3ª dose.” Relatou o infectologista, Jorge Croda da Fiocruz, que acrescentou que um novo relatório das autoridades americana  sobre a variante Delta, projeta que pelo menos  90% da população precisaria estar vacinada.

Hoje o Brasil está com 58% da sua população vacinada  com a D1( 124 milhões) e 26%( 56 milhões com a D2. Em Lafaiete segundo os dados oficiais do Covid-19, temos 68.503 pessoas vacinadas com  D1 ( 53%) e 34.879 vacinadas com D2 ( 27%). Com relação a morte pela variante Delta no pais, já morreram  mais de 40 pessoas e mais de 1.000 infectados. Em Minas Gerais uma idosa de 74 anos que morava no Rio de Janeiro foi a primeira morte registrada pela variante Delta na cidade de Rio Novo,na região da  Zonas da Mata.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade