26 de abril de 2024 21:52

Cidade da região confirma 10 casos da variante Delta

O boletim epidemiológico, publicado pela Prefeitura Municipal de Itabirito no domingo (22), informa que existem 10 casos confirmados de contaminação pela variante Delta no município. A variante já está presente em mais de 100 países e é quase duas vezes mais transmissível do que a cepa original do novo coronavírus.

O primeiro caso identificado em Itabirito foi registrado no boletim do dia 10 de agosto. A transmissão iniciou após uma pessoa contaminada pelo vírus viajar do Rio de Janeiro para Itabirito no final de julho. O segundo caso foi registrado no dia 13 do mesmo mês.

Já no boletim do dia 22, consta o dado de que “na sexta-feira 20/agosto/2021, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) informou ter confirmado mais oito outros casos por Delta. Um deles, em um dos idosos institucionalizados (entre vários outros casos entre idosos), confirmando que o surto foi pela variante Delta”.

Esse boletim afirma que os resultados positivos para a variante demonstram que a transmissão comunitária está ocorrendo e que provavelmente terá um aumento no número de casos nas próximas semanas. Além disso, segundo a PMI, “já sabemos que a imunidade induzida pela vacina ‘desbota’ depois de 90 dias, principalmente em idosos, e que as vacinas têm menor efetividade contra a Delta (são dois fatores que deixam os idosos menos protegidos)”.

Ainda, esclarece que está sendo realizado um esforço concentrado para obtenção de uma 3ª dose, ao menos para os idosos mais vulneráveis, que já é considerada necessária pelo Ministério da Saúde, mas não foi disponibilizada. “Um pedido formal de autorização para 3ª dose foi encaminhado ontem aos técnicos da SES-MG, e é esperado comunicado formal do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde), da SES-MG, amanhã, sobre essa situação”, finaliza o boletim.

O Liberal entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito para saber quais medidas estão sendo tomadas, principalmente, em relação ao combate à variante. Para saber, também, se o município permanecerá na onda verde do Programa Minas Consciente ou se haverá medidas mais restritivas após as confirmações. Ainda, se o retorno do ensino presencial será mantido e sobre o processo de vacinação no município. Hoje (23) a PMI realizou a imunização de pessoas com 28 anos. Mas, até o fechamento desta matéria não obteve retorno. 

Suspeita de variante Delta em Mariana

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 da Prefeitura de Mariana emitiu, no dia 22, um comunicado informando que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais identificou um provável caso de variante Delta no município. De acordo com o comunicado, a “amostra foi encaminhada para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) no início do mês de agosto, teve o genoma Delta identificado no processo de genotipagem, porém, aguardamos o processo de sequenciamento genético da amostra e maiores orientações das referências técnicas estaduais para confirmar a presença da variante Delta do coronavírus no município”.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu, também, que realiza a análise constante do cenário epidemiológico do município, baseado no levantamento dos últimos resultados dos testes de detecção do Covid-19, casos confirmados, internações e óbitos decorrentes da doença. “Entender o desenvolvimento e os ciclos do vírus na cidade é fundamental para que sejam tomadas medidas para prevenir o avanço do coronavírus e garantir a saúde da população marianense”, completou. 

Segundo o comunicado, além da ampliação de testagem dos munícipes para identificação do vírus e demais medidas de prevenção, “a Prefeitura de Mariana alerta que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve completar o esquema vacinal contra o vírus, evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, utilizar máscara e seguir as recomendações dos profissionais de saúde”.  ( O Liberal)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade