18 de abril de 2024 16:02

Fruto dos esforços do deputado Glaycon Franco, posto de coleta de sangue é inaugurado em Lafaiete

Depois de quase 10 anos da suspensão do serviço, Lafaiete volta a ter um posto de coleta de sangue. Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (24/08) o Posto de Coleta Externa de Sangue de Conselheiro Lafaiete Dr. Nilson Albuquerque. A unidade está localizada junto à UBS de São João, localizada à rua Higino Sebastião da Cunha, 135, no bairro Bandeirantes, na região da Linhazinha.

Reivindicação da população há anos, o posto de coleta de sangue é de fundamental importância para Lafaiete e outras cidades da região. O tema esteve na pauta de autoridades locais, ganhando força em 2017, quando o deputado estadual Glaycon Franco e o prefeito Mário Marcus, iniciaram as tratativas com a Fundação Hemominas para a implantação que hoje foi concretizada. Foram diversas reuniões e visitas ao Governo de Minas, Hemominas, e a possíveis locais de instalação.

Nesta manhã, ao lado de representantes do Hemominas, Glaycon Franco relatou a satisfação de ver retornar o serviço à sua terra natal. “Essa importante obra irá, de fato, impactar positivamente para resolver esse grande gargalo. Permitir que nosso povo não tenha de se deslocar para outras cidades. Esse é o nosso compromisso: transformar a nossa região em uma região que possa solucionar os seus problemas”, disse.

O deputado ainda aproveitou a oportunidade para convocar a população para doar sangue. “Conclamo a população, com seus devidos cuidados, que possam a voltar a participar desta importante missão. Aqueles que têm condições que possam vir doar sangue para salvar vidas dos nossos irmãos e irmãs aqui da nossa região”, diz.

O prefeito Mário Marcus destacou a importância do empreendimento e a dificuldade enfrentada pelos lafaietenses neste tempo sem o PACE:

“Desde que nós assumimos o governo em 2017, eu e o deputado Glaycon Franco temos lutado para conseguir a instalação deste posto de coleta. Os lafaietenses ficaram quase dez anos sem este serviço, passando pelo transtorno de se deslocar até São João del-Rei ou Belo Horizonte para fazer a doação de sangue. […] É um serviço muito necessário e trará grandes benefícios e evitará grandes transtornos tanto para os moradores de Conselheiro Lafaiete quanto para as cidades vizinhas”.

O secretário de estado de saúde, Fábio Baccheretti destaca a importância da obra para a região: “Toda a microrregião de Lafaiete irá poder vir aqui e seus cidadãos poderão fazer a doação de sangue e ajudar as pessoas. Então, a gente aumenta a oportunidade de doação”. O secretário também exaltou a articulação política para o sucesso do empreendimento: “Quando há vontade política de todos os lados, acontece. Então, Lafaiete teve essa vontade, o Hemominas também o governo de Minas também teve, por isso ele vêm acontecendo”.

“Eu não poderia deixar de exaltar a relevância desta conquista para todo o povo de Lafaiete e cidades vizinhas. É gratificante demais ver que todo o nosso empenho, enfim, se torna realidade. Agora nosso novo desafio: Conscientizar a população das nossas regiões sobre o imenso valor que é doar sangue. Se puder, doe”, enalteceu Glaycon.

O posto funcionará na rua Higino Sebastião da Cunha, número 135, no bairro Parque Bandeirantes, em Lafaiete.

Serviço

Posto de Coleta Externa de Sangue de Conselheiro Lafaiete – Dr. Nilson Albuquerque.

Local: Rua Higino Sebastião da Cunha, 135, instalada junto a UBS São João, situada no Bairro Bandeirantes, na região da Linhazinha.

FONTE ASSESSORIA DE IMPRENSA Glaycon Franco

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade