26 de abril de 2024 03:09

Após mais de 500 dias, Hospital São Camilo retorna a seu antigo prédio

Foram cerca de 515 dias, entre 4 de abril de 2020 até hoje (9/9), que durou a requisição do prédio do Hospital São Camilo no qual se transformou em Hospital de Campanha com leitos clínicos e de UTI exclusivos de covid-19. No período passaram por ali quase 1 mil pacientes, a grande maioria salva pelo tratamento oferecido.

Em um ato simbólico, hoje manhã (9), a prefeitura fez a transferência do prédio a diretoria da instituição. Em sua fala, o prefeito frisou a boa vontade do Hospital em ceder sua estrutura aos lafaietense e aos pacientes da região e reconheceu a abnegação da diretoria. Ele salientou que a pandemia estendeu sua duração acima das previsões.

“Estamos aqui para agradecer a esta instituição e venho com a satisfação de devolver este prédio em melhores condições. Sinto-me com o dever cumprido”, disse o Prefeito Mário Marcus (DEM) desfazendo boatos de que o prédio não voltaria ao Hospital São Camillo.

Ele assinalou que sempre houve diálogo aberto entre as partes, apesar de que o sacrifício imposto gerou um grande prejuízo financeiro à instituição. Mário colocou a Secretaria Municipal de Saúde a disposição da diretoria para promover o funcionamento o mais breve do Hospital.

Retaguarda

De acordo com o Prefeito Mário Marcus o Município, apesar desta ação, não ficará desassistido para o tratamento de Covid-19, sendo que será promovido o aumento dos leitos UTI ativos no Hospital e Maternidade São José, que continuará a atender como unidade hospitalar de retaguarda, passando a contar com 40 leitos clínicos e 20 leitos de UTI ativos. Além da assistência prestada pelo hospital, a administração municipal manterá a ala Covid-19 na Policlínica Municipal que permanece como porta de entrada para atendimento dos pacientes com suspeita e ou confirmação de contágio e para isso, o atendimento ganhou reforço com mais profissionais e equipamentos na ala Covid.

Mudanças

O Hospital passa por uma total limpeza e higienização, mas por enquanto estará coabindo com o Hospital Queluz. O prédio passará por adaptações necessárias e funcionamento definitivo deve ocorrer até o final do mês.

A intenção da diretoria é promover ações e iniciativa para angariar recursos já que a transferência do hospital.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade