Dois homens foram autuados neste sábado (25) acusados de adquirir e armazenar madeira serra de espécies nativas sem notas e documentos fiscais e ambientais obrigatórios em São João Del Rei.
A PM de Meio Ambiente chegou até o local por meio de uma denúncia anônima, no bairro Colônia do Marçal, onde constataram a veracidade do teor da denúncia, encontrando madeira de espécies nativas como “vinhático, “jequitibá” e “tauari amarelo” que somavam aproximadamente 349 peças sem documento de controle ambiental obrigatório e sem notas fiscais. Elas estavam em um estacionamento, ocupando a vaga de cinco veículos.
Os autores deverão se apresentar no juizado especial criminal, além de receber, cada um, um auto de infração (multa) no valor de R$ 188 mil. As madeiras foram apreendidas e encaminhadas para a Associação Regional de Proteção Ambiental. A despesa da remoção do material ficou por conta dos homens, como consta na legislação ambiental.
Além das multas, os homens, de 31 e 38 anos responderão por crime ambiental previsto no artigo 46, parágrafo único, da Lei Federal 9.605/98. A madeira armazenada estava avaliada em cerca de R$51 mil. (Barbacena On Line)